Bioferrin

Lactoferrina bovina isolada do soro do leite | Imunomodulador natural
| Aumenta a resistência física | Anti-inflamatório

O que é Bioferrin®?

Bioferrin® é a lactoferrina bovina, uma glicoproteína isolada a partir do soro do leite, da família da transferrina.

A lactoferrina também está presente no leite de outros mamíferos, como o leite humano, e desempenha um papel na ligação e no transporte do ferro. Ela é uma proteína responsável pelo transporte e metabolismo desse mineral pelas células do organismo, e tem ação bacteriostática, bactericida, fungicida e antiviral.

Qual o diferencial tecnológico do Bioferrin®?

Lactoferrina é uma proteína muito sensível ao calor, por isso Bioferrin® utiliza tecnologias de separação por fracionamento.

A tecnologia única de separação e o processamento por liofilização retêm a bioatividade
máxima, eliminando a exposição aos efeitos desnaturantes da temperatura elevada durante o processamento.

Como funciona?

A lactoferrina é capaz de aumentar os níveis de citocinas anti-inflamatórias e reduzir os níveis das pró-inflamatórias, agindo como imunomodulador.

Ela também é capaz de promover o crescimento e diferenciação de linfócitos T, aumentar
as células NK e bloquear a transcrição do NF-kB, que induz a produção de citocinas pró-inflamatórias como a interleucina 1 beta (IL1ß), o fator de necrose tumoral alfa (TNF∂) e a interleucina 6 (IL6).

Adjuvante no tratamento contra o câncer

A suplementação de lactoferrina pode também suportar o sistema imunológico como um antioxidante. No câncer, os estudos têm mostrado avanços do uso da lactoferrina como adjuvante na remissão da doença, assim como uma ajuda na restauração do sistema imunológico após tratamento.

Atividade anti-inflamatória e antimicrobiana

O seu potencial anti-inflamatório pode trazer bons resultados em alergias, asma, acne,
fibrose cística e colite. Sua ação antimicrobiana se dá por dois mecanismos diferentes: o principal é ligar-se aos íons de ferro, que são fundamentais para a proliferação de microrganismos patogênicos, sendo que um efeito bacteriostático consiste em impossibilitar os microrganismos de utilizar esse mineral para o seu metabolismo; já o segundo efeito antimicrobiano se dá por uma interação com as paredes celulares dos microrganismos, propiciando sua destruição.

Sua propriedade antiviral já foi estudada em vírus como herpes simplex, itomegalovírus, hepatites C, dengue, zika, chikunguya e HIV.

Um estudo recente analisou o potencial da lactoferrina no tratamento de pacientes que contraíram COVID-19. Os resultados apontaram benefícios na suplementação com lactoferrina na modulação de processos inflamatórios, principalmente nos acometimentos pulmonares.

Benefícios para nutrição esportiva

A capacidade de Bioferrin® de transportar ferro aos músculos e otimizar o oferta de oxigênio, torna Bioferrin® um produto promissor para a nutrição esportiva.

A lactoferrina parece também ser um agente promissor para o controle do acúmulo de gordura visceral, auxiliando na obesidade e nas consequências do estado inflamatório da síndrome metabólica.

Aumento dos níveis de ferro, ferritina e hemoglobina

De acordo com estudos, Bioferrin® é capaz de melhorar os níveis séricos de ferro, ferritina, e hemoglobina. Seu composto bioativo, a lactoferrina é um importante modulador imunológico que tem a capacidade de modular a homeostase do ferro e da eritropoiese.

Bioferrin® demonstra ser um importante aliado terapêutico no tratamento de anemias sem
efeitos adversos gastrointestinais, possuindo em sua composição ferro biodisponível, ligado a uma glicoproteína presente naturalmente no corpo humano.

Estudos clínicos comprovam sua eficácia

Infecções bacterianas e fúngicas

Uma das dificuldades de se tratar infecções bacterianas e fúngicas intestinais é a presença de biofilme, e a lactoferrina age como potente agente na eliminação do biofilme.

Em modelo de biofilme in vitro, utilizando isolado clínico de Pseudomonas aeruginosa, foi avaliado o tratamento com lactoferrina e xilitol isoladamente ou em combinação. O tratamento combinado com lactoferrina e xilitol interrompeu a estrutura do biofilme de P. aeruginosa e resultou na redução da viabilidade bacteriana.

A análise indicou que, embora o tratamento com xilitol pareça perturbar a estrutura do biofilme, o tratamento com lactoferrina resultou em um aumento duas vezes maior da permeabilidade da membrana bacteriana.

Efeito imunomodulador

O potencial imunomodulador da lactoferrina foi estudado em um ensaio randomizado, duplo-cego, controlado por placebo em indivíduos saudáveis e idosos. Sessenta e dois homens e mulheres saudáveis foram divididos aleatoriamente em grupo suplementado (300mg/dia de lactoferrina com cápsulas de revestimento entérico) e placebo, durante 3 meses.

Após o estudo, no grupo em tratamento foram observadas diferenças benéficas significativas nas relações dos subconjuntos de linfócitos, função fagocítica dos neutrófilos e citotoxicidade das células NK.

Com esses resultados os pesquisadores demonstraram que células imunocompetentes do sistema imune inato em indivíduos idosos são especificamente ativadas pela ingestão de lactoferrina.

Bioferrin para gestantes

Em um estudo, randomizado, foi avaliada a suplementação de cápsulas contendo 150mg
de sulfato ferroso ou cápsulas contendo 250mg lactoferrina em 200 mulheres grávidas com anemia ferropriva no segundo trimestre de gravidez. As mulheres foram orientadas a administrar a suplementação uma vez ao dia durante oito semanas consecutivas.

Ao analisar a quantidade do aumento da concentração de hemoglobina após 1 e 2 meses
foi possível constatar que a suplementação com lactoferrina foi eficaz
(p<0,001). Além disso, o estudo também demonstrou que a suplementação com lactoferrina possui menores efeitos adversos relacionados à terapia de ferro e maior adesão do paciente ao tratamento (Figura 1).

Figura 1. Efeitos adversos em pacientes após suplementação.

Controle da obesidade

Um estudo que teve por objetivo elucidar o efeito anti-inflamatório da lactoferrina na melhoria da obesidade, mostrou que a lactoferrina parece ser um agente promissor para o controle do acúmulo de gordura visceral, causa subjacente da síndrome metabólica.

Os pacientes do estudo apresentavam obesidade abdominal e foram divididos em 2 grupos: grupo Lactoferrina (300mg/d) ou grupo Placebo.

Após 8 semanas, os pesquisadores identificaram a diminuição do peso corporal, IMC e circunferência do quadril no grupo Lactoferrina>/b> (-1. 5kg, – 0,6kg/m2, – 2,6cm).

A medição da área de gordura total, área de gordura subcutânea e corporal revelou redução em comparação com os pacientes Placebo (Figura 2). Houve também uma tendência na redução da circunferência da cintura no grupo Lactoferrina (- 4.4cm) em comparação com o grupo Placebo (- 0.9cm).

Figura 2. Efeito da lactoferrina na gordura corpórea de obesos.

img-circle-prefooter

Dosagem recomendada

Sugere-se utilizar de 100mg a 600mg ao dia.

Para solicitar referências, entre em contato com nossa equipe técnica:
essentia@essentia.com.br

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Fórmula para anemia ferropriva

Fórmula que promove a formação saudável de hemácias, sem transtornos gástricos e de fácil adesão ao tratamento.

  • Bioferrin® 250mg
  • Vitamina B12 100mcg
  • Vitamina B2 10mg
  • Ácido Folínico 800mcg
  • Cápsulas gastrorresistentes qsp 1 dose

Sugestão posológica:

Tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para anemia ferropriva

Seus componentes mantêm os níveis antioxidantes adequados, estimulam o sistema imune
e auxiliam no tratamento padrão de doenças bacterianas.

  • Bioferrin® 150mg
  • Zinco (Albion) 20mg
  • Vitamina C Total 300mg
  • Betaglucan Plus 150mg
  • Cápsulas gastrorresistentes qsp 1 dose

Sugestão posológica:

Tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para Endurance

Concentra nutrientes que ajudam no transporte otimizado de oxigênio, mantendo a resistência. O produto é direcionado para aumentar a energia, melhorar a resistência, o desempenho e a ecuperação atlética.

  • Bioferrin PS® 250mg
  • Super citrus (30% sinefrina) 100mg
  • Pinus pinaster 20mg
  • Taurato de Magnésio 500mg
  • Cápsulas gastrorresistentes qsp 1 dose

Sugestão posológica:

Tomar 1 a 2 doses ao dia.