FENILPIRACETAM
Performance cerebral e redução do estresse físico e mental.
Acesso rápido
Principais indicações
Como atua no organismo
Estudos clínicos sobre a eficácia
Melhora das funções neurológicas e da qualidade de vida
Ação sobre a memória e a atenção
Efeito neuroprotetor e neurorregenerativo
Atividade nootrópica
Dose recomendada
Notas
Formas Farmacêuticas
Sugestões de fórmulas
O que é
Fenilpiracetam é um derivado lipossolúvel de Piracetam – uma das primeiras substâncias nootrópicas sintetizadas, com alta biodisponibilidade e ação rápida, sendo apontado em estudos como mais potente e com maior gama de ações no organismo que seu precursor.
A substância apresenta resultados positivos na performance cerebral (memória, cognição e atenção); no humor, nos sintomas de ansiedade e na disposição; e em doenças neurológicas, como Alzheimer, demência vascular, sequelas pós-TCE e demência senil.
Também, atua na melhora da capacidade física, reduzindo a fadiga e o estresse físico e mental. Um ponto de atenção é que esse aumento de capacidades cerebrais é tão significativo que a substância não pode ser utilizada por atletas em competições esportivas.
Principais indicações
1. Melhora da performance cerebral: memória, cognição e atenção.
2. Reduz sintomas de ansiedade e depressão.
3. Impulsiona a energia física e mental.
Como atua no organismo
O mecanismo de ação do Fenilpiracetam envolve diferentes sistemas de neurotransmissores — colinérgico, GABAérgico, dopaminérgico e glutamatérgico -, o que justifica a sua ampla gama de ações e efeitos no organismo.
Segundo estudos in vitro e in vivo, o ativo liga-se aos receptores nicotínicos de acetilcolina, relacionados às funções cognitivas; modula receptores dopaminérgicos ligados ao comportamento e bem-estar; e aos benzodiazepinicos, relacionados com o relaxamento e redução do estresse.
Um estudo em modelo animal, o qual teve como foco quadros de amnésia, relatou que uma única dose de Fenilpiracetam foi capaz de modular tais receptores e reverter o quadro nos animais, indicando seu efeito neuroprotetor.
O Fenilpiracetam é rapidamente absorvido no trato gastrointestinal, atingindo seu pico de ação em 1 hora. Seus efeitos podem ser potencializados quando associados a outros nootrópicos, antidepressivos ou ativos estimulantes do sistema nervoso central.
Estudos clínicos sobre a eficácia
Melhora das funções neurológicas e da qualidade de vida
O Fenilpiracetam demonstrou seus efeitos positivos em pacientes com déficits cognitivos desencadeados por danos e por patologias cerebrais, especialmente na melhora das funções neurológicas.
Pacientes com encefalopatia relacionada a diferentes causas usaram 200mg por dia da substância, por um mês, e relataram melhora em sua qualidade de vida, com maior adaptação às atividades diárias, e menos sintomas de desconfortos, ansiedade e depressão.
Ação sobre a memória e a atenção
A ação do Fenilpiracetam sobre a memória e a atenção foi observada em pacientes com astenia e com síndrome de fadiga crônica. Os indivíduos desse estudo usaram Fenilpiracetam, Piracetam ou Placebo, e o grupo suplementado com Fenilpiracetam teve os melhores resultados nos testes de memória e atenção, além de terem relatado melhor adaptação ao tratamento.
Efeito neuroprotetor e neurorregenerativo
Sua atividade neuroprotetora e neurorregenerativa foi observada em estudo clínico com 400 pacientes com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, que receberam 400mg ao dia de Fenilpiracetam por 1 ano após o AVC. Ao final do estudo, a recuperação neurológica e o retorno às atividades de rotina foi significativamente melhor nos pacientes que usaram o ativo, comparado ao grupo controle.
Atividade nootrópica
Em estudos em animais, o Fenilpiracetam mostrou maior atividade nootrópica em comparação com outros ativos com essa ação; e observou-se resultados promissores do ativo como neuromodulador, no controle de quadros de depressão, na melhora do sistema imune e como anti-inflamatório e neuroprotetor.
Dose recomendada
100 a 400mg ao dia
Notas
1. Os efeitos do Fenilpiracetam podem ser potencializados quando associados a outros nootrópicos, antidepressivos ou ativos estimulantes do sistema nervoso central.
2. Esse ativo consta da lista da WADA – World Antidoping Agency – como proibido em competições. Informação importante para pacientes atletas.
Para solicitar referências, entre em contato com nossa equipe técnica:
essentia@essentia.com.br
IMPORTANTE
Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.
As formas farmacêuticas fazem parte da personalização do tratamento.
Conheça todas as opções da Essentia Pharma.
Fórmula com fenilpiracetam
Melhora da performance cognitiva e da memória e redução do stress físico e mental.
- Fenilpiracetam 100mg
Sugestão de dosagem:
1 dose após café da manhã.
Forma farmacêutica possível:
cápsula
Fórmula máxima cognição e memória
Fórmula com associação de dois potentes nootrópicos, Noopept e Fenilpiracetan, além de magnésio, capaz de aumentar as funções sinápticas cerebrais de curto prazo e potencializar as de longo prazo, agindo assim de forma benéfica na memória e no aprendizado. Na forma de treonato, o magnésio atravessa mais facilmente a barreira hematoencefálica, atingindo o cérebro em maior quantidade.
- Fenilpiracetam 100mg
- Noopept 30mg
- Magnésio (treonato) 100mg
Sugestão de dosagem:
1 dose após café da manhã.
Forma farmacêutica possível:
cápsula
Fórmula para aumento da energia mental e física
A fórmula reúne ativos que aumentam a energia física e mental, podendo ser utilizada para otimizar o desempenho físico, a cognição e a memória e melhorar a disposição.
- Fenilpiracetam 200mg
- Mucuna 200mg
- Ginkgo biloba 100mg
Sugestão de dosagem:
1 dose após café da manhã.
Forma farmacêutica possível:
cápsula
Comentários