Terapias Estéticas – Injetáveis

Qualidade e segurança com a identidade Essentia Pharma

Por trás de todo medicamento manipulado existe o cuidado e, principalmente, muito amor pelo que fazemos. Temos a consciência de que cada fórmula que desenvolvemos será utilizada por alguém e isso refletirá positivamente em seu corpo.

O Centro Tecnológico de Medicamentos Injetáveis Essentia Pharma é mais uma inovação do Essentia Group e foi construído seguindo um padrão de qualidade extremamente rigoroso. O laboratório está equipado com o que há de mais avançado na produção de injetáveis e o nosso objetivo vai além de entregar medicamentos. O que nos entusiasma e impulsiona é o desejo que nossos pacientes vivam uma vida plena, aproveitando as belezas que ela proporciona.

Consultoria Técnica

Nossa equipe técnica participou desde o início da estruturação dos laboratórios de injetáveis, na parte de regulamentação, protocolos, métodos e aplicações práticas, além de ter profissionais com especialização em estética e enfermeiros.

Com toda essa experiência, queremos ajudar você a levar os benefícios do tratamento de injetáveis para a sua clínica por meio de um serviço completo de consultoria.

Um trabalho que envolve desde as orientações quanto à estruturação do consultório até a elaboração de protocolos de tratamento, envio de materiais, estudos e também treinamento das equipes que realizarão as aplicações.

Para nós, é extremamente gratificante que você tenha sempre uma excelente experiência conosco. Se você tem interesse em conhecer melhor essa consultoria, entre em contato com a gente.

Terapias estéticas injetáveis

Os Injetáveis Essentia surgiram para oferecer novas possibilidades para a saúde e o bem-estar das pessoas. Por isso, investimos em estrutura, equipe técnica e inovação constante. Hoje, estamos levando todo esse carinho, cuidado e conhecimento para a área estética.

Nosso desejo é contribuir cada vez mais para que as pessoas encontrem o equilíbrio para uma vida plena e feliz.

A saúde estética proporciona melhora da autoestima e exerce um papel importante para o bem-estar físico, mental e social.

A seguir, você vai conhecer um pouco mais dos ativos e protocolos para a área de estética que estão à sua disposição.

Redução da

GORDURA LOCALIZADA

A gordura localizada é uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura em determinadas áreas do corpo, principalmente no abdômen, coxas, quadril, região subescapular, papada e pré-axilar. Mesmo com a prática de atividade física e alimentação adequada, as gorduras localizadas podem não ser facilmente eliminadas resultando em insatisfação estética.

Atualmente, é possível eliminar a gordura localizada com produtos injetáveis que possuem ação lipolítica. Esses ativos, quando injetados na região da gordura, facilitam o processo de lipólise, levando à quebra de triglicerídeos e à liberação de ácidos graxos livres que serão usados como fonte de energia.

REDUÇÃO DA GORDURA LOCALIZADA


ativos

Ácido Deoxicólico

O ácido deoxicólico é um ativo muito utilizado nos tratamentos para redução da gordura localizada na região da papada. É uma substância capaz de realizar a quebra das células adiposas, reduzindo a gordura no local.

É importante ressaltar que o ácido deoxicólico trata apenas a gordura localizada. Não é indicado para tratamentos relacionados à flacidez dessa região.

Desoxicolato de sódio

Ativo com ação lipolítica amplamente utilizado para a redução de gordura. Quando administrado por via subcutânea, o desoxicolato de sódio tem a capacidade de romper as membranas dos adipócitos e causar a quebra direta das células de gordura.

Estudos confirmam que o desoxicolato de sódio tem ótimos efeitos em tratamentos estéticos para reduzir a camada de gordura localizada nas regiões do abdômen, quadris e coxas.

Cafeína Benzoica

A cafeína é uma substância lipolítica que gera aumento na mobilização de ácidos graxos livres, sem afetar o glicogênio muscular.

Os adipócitos possuem receptores de adenosina, que são responsáveis pela inibição da lipólise.

A cafeína, através da liberação da epinefrina, compete pelo receptor de adenosina, impedindo que a adenosina se ligue ao seu receptor facilitando a atividade lipolítica.

Trissilinol (Silício Orgânico)

Além de favorecer a regeneração e reorganização das fibras colágenas e elásticas, o Trissilinol (silício orgânico) possui ação lipolítica.

Sua ação se dá através do aumento das concentrações de AMPc dentro do adipócito, o que ativa a lipólise auxiliando em tratamentos de gordura localizada.

L-Carnitina

A L-Carnitina é uma amina quaternária sintetizada no organismo a partir de dois aminoácidos essenciais: L-Lisina e L-Metionina. Sua presença faz parte do metabolismo energético, principalmente na utilização de ácidos graxos como fonte de energia.

A L-Carnitina é responsável por realizar o transporte de ácidos graxos para o interior da mitocôndria, onde são beta oxidados e transformados em ATP (energia). A associação de L-Carnitina com outros agentes lipolíticos é uma excelente alternativa para o tratamento da gordura localizada.

Ioimbina

A ioimbina é muito utilizada em tratamentos de gordura localizada e celulite, principalmente do tipo ginóide, em que observamos um aumento na expressão de adrenoceptores alfa 2 na região dos quadris, coxas e glúteos. Por sua ação antagonista a esses receptores, a ioimbina é capaz de estimular a lipólise de forma eficaz, diminuindo os depósitos de gordura nessas regiões.

Lipolift Essentia

Lipolift Essentia é um composto que atua em diversos processos metabólicos, principalmente nos relacionados ao metabolismo das gorduras. Por meio da sua ação lipotrópica e lipolítica, seus ativos facilitam a metabolização dos ácidos graxos, auxiliando no funcionamento do fígado e promovendo a lipólise das células de gordura, o que contribui para a diminuição do tecido adiposo.

O Lipolift Essentia é composto pelos ativos Metilcobalamina, L-Metionina, Inositol, Colina, Cafeína Benzoica, L-Carnitina, Pentoxifilina, Vitamina B6 e Lidocaína em um frasco de 10mL.

SAC (Siloxanetriol Alginato de Cafeína)

O siloxanetriol é um ativo que associa a cafeína pura e o ácido algínico à molécula de silanol.

Sua atuação como substância lipolítica ocorre através da melhora da microcirculação do local aplicado, além de ter ação lipolítica auxiliar. Utilizado em intradermoterapia para celulite e gordura localizada.

Tripeptídeo-41

O tripeptídeo-41 é um ativo que atua por comunicação celular, e auxilia no estímulo da síntese das moléculas mensageiras com capacidade lipolítica. A ação lipolítica do tripeptídeo-41 é baseada em quatro etapas: atua estimulando a síntese de citocinas que desencadeiam a lipólise, aumenta a formação de AMPc no interior dos adipócitos, facilitando o esvaziamento dos mesmos, libera substâncias que diminuem a entrada de ácidos graxos nos adipócitos e, consequentemente, reduz a formação de gordura de reserva a partir da entrada de ácidos graxos através da dieta.

Crisina

A crisina possui ação inibidora da enzima aromatase, que pode influenciar no metabolismo do tecido adiposo. A aromatase está relacionada com a conversão de testosterona em estrógenos. Dessa forma, o aumento da aromatase na gordura subcutânea, nos adipócitos e pré-adipócitos aumenta os níveis de distribuição do tecido adiposo. O controle sobre esse processo pode trazer resultados positivos na redução da gordura localizada.

L-Arginina

Diversos estudos exploram o papel terapêutico da L-Arginina, demonstrando a capacidade desse aminoácido de reduzir a adiposidade pela estimulação da lipólise.

O uso da L-Arginina estimula a biogênese mitocondrial, aumentando a expressão das moléculas de sinalização celular, como o óxido nítrico, por exemplo, bem como a oxidação de substratos de energia, como a glicose e os ácidos graxos.

Além disso, aumenta a secreção do hormônio de crescimento que auxilia na queima de gordura. Dessa forma, a L-Arginina é um excelente nutriente para reduzir a gordura corporal e melhorar nosso perfil metabólico.

REDUÇÃO DA GORDURA LOCALIZADA


sugestões de protocolos

PROTOCOLO PARA GORDURA LOCALIZADA I

  • Desoxicolato de sódio 60mg/2mL1 ampola
  • Cafeína Benzoica 100mg/2mL1 ampola
  • L-Carnitina 600mg/2mL1 ampola
  • Tripeptídeo-41 1,2%/2mL1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via SC, 1 vez por semana, ou intercalando com outros protocolos, a cada 15 dias, na região da gordura localizada com prega de gordura maior que 3cm.

PROTOCOLO PARA GORDURA LOCALIZADA II

  • Desoxicolato de sódio 60mg/2mL1 ampola
  • Cafeína 100mg/2mL1 ampola
  • Crisina 100mcg/2mL1 ampola
  • Pentoxifilina 40mg/2mL1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via SC, 1 vez por semana, ou intercalando com outros protocolos, a cada 15 dias, nas regiões da gordura localizada com prega de gordura maior que 3cm.

PROTOCOLO PARA GORDURA LOCALIZADA E CELULITE

  • L-Arginina 20% + Lidocaína 1%/2mL1 ampola
  • L-Carnitina 600mg/2mL1 ampola
  • SAC (Siloxanetriol Alginato de Cafeína) 20mg/2mL1 ampola
  • Tripeptídeo-41 1,2%/2mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via SC, 1 vez por semana, ou intercalando com outros protocolos, a cada 15 dias, nas regiões da gordura localizada.

PROTOCOLO PARA “PAPADA”

  • Ácido deoxicólico 20mg/2mL1 ampola

Sugestão de uso: Aplicar por via SC na região submentoniana, a cada 30 dias.

PROTOCOLO LIPOLIFT ESSENTIA

(Metilcobalamina 500mcg + L-Metionina 100mg + Inositol 150mg + Colina 150mg + Cafeína Benzoica 50mg + L-Carnitina 600mg + Pentoxifilina 40mg + Vitamina B6 100mg + Lidocaína 20mg)/10mL (frasco de 10mL)

Sugestão de uso:
Aplicar por via SC, 1 vez por semana, ou intercalando com outros protocolos, a cada 15 dias, na região da gordura localizada.

PROTOCOLO PARA
GORDURA LOCALIZADA DO TIPO GINÓIDE

  • Ioimbina 5mg/1mL1 ampola
  • L-Carnitina 600mg/2mL1 ampola
  • Cafeína Benzoica 100mg/2mL1 ampola
  • Benzopirona 0,5%/2mL1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via SC, 1 vez por semana, ou intercalando com outros protocolos, a cada 15 dias, nas regiões da gordura localizada.

Conheça alguns produtos da Essential Nutrition que podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.

Melhora da

FLACIDEZ

facial e corporal

Com o passar do tempo, é normal observarmos algumas mudanças na nossa pele. Isso ocorre devido a uma redução na síntese e na atividade de proteínas como elastina, colágeno e proteoglicanas, que garantem sua elasticidade, hidratação e resistência.

Existem atualmente diversos tratamentos que podem trazer resultados positivos para a saúde e para a beleza da pele por muito mais tempo.

MELHORA DA FLACIDEZ FACIAL E CORPORAL


ativos

Trissilinol (Silício Orgânico)

Entre tantas funções que o silício desempenha no nosso organismo, ele também atua na síntese do colágeno. Sendo assim, a progressiva redução dos níveis de silício, ao longo dos anos, pode gerar grande impacto na pele. Além disso, o silício está ligado com o aumento da produção de enzimas como a hialurano sintetase que é responsável, junto aos queratinócitos, pela síntese de ácido hialurônico.

Muito utilizado na prática da mesoterapia, o silício orgânico possui benefícios nos tratamentos para rejuvenescimento, hidratação, firmeza e textura da pele.

IDP-2 (Decapeptideo-4)

Fração concentrada do fator de crescimento insulínico, esse peptídeo aumenta o crescimento e desenvolvimento dos queratinócitos e os níveis de fibroblastos. Com isso, melhora a produção de colágeno, reduz as rugas e a perda da elasticidade na pele.

Ácido Lipoico

O ácido lipoico atua como cofator do complexo mitocondrial e desempenha um papel significativo no metabolismo energético.

Com propriedades antioxidantes, o ácido lipoico é utilizado não apenas como suplemento nutricional, mas também na área dermatológica. Ele inibe processos inflamatórios, protege contra o estresse oxidativo da radiação ultravioleta e é capaz de potencializar os efeitos antioxidantes de outras vitaminas, como o ácido ascórbico.

DMAE

O DMAE aumenta a produção de acetilcolina na derme. Com isso, amplifica de forma efetiva o tônus muscular, causando um efeito tensor na pele, o qual chamamos de efeito lifting. Dessa forma, apresenta efeito positivo no combate da flacidez, proporcionando um rosto mais firme e diminuindo o aspecto desidratado, com excelentes resultados na diminuição das rugas.

Melatonina

A melatonina é uma molécula muito importante para a proteção e para a manutenção da pele, atenuando os sinais clínicos causados pelas ações do tempo.

Os receptores da melatonina são encontrados em diversos tipos de células, incluindo queratinócitos, melanócitos e fibroblastos. Seu alto poder antioxidante auxilia na neutralização dos danos provocados pelos raios UV, reduz a geração de espécies reativas de oxigênio e diminui os danos mitocondriais e de DNA nas células.

Dessa forma, a melatonina pode representar uma excelente estratégia para tratamentos voltados à prevenção do envelhecimento.

IGF-1 (Fator de Crescimento Insulínico)

O fator de crescimento insulínico é responsável pela função germinativa da pele, capaz de estimular a formação de células como os fibroblastos que são os responsáveis por sintetizar fibras de colágeno, elastina e outros compostos da matriz celular. O IGF-1 atua de forma sinérgica com outros fatores e aumenta a regeneração da epiderme e derme. Além disso, é capaz de diminuir as metaloproteinases, enzimas capazes de degradar o colágeno e a elastina.

TGFB-3 (Fator de Crescimento Transformador beta 3)

O fator de crescimento transformador TGFB-3 tem a capacidade de exercer efeito estimulador na produção dos componentes da matriz extracelular, que incluem colágeno do tipo I e II e fibronectina em fibroblastos. Com isso, o TGFB-3 atua na regeneração e remodelação da matriz dérmica extracelular.

EGF (Fator de Crescimento Epidermal)

O fator de crescimento epidermal está ligado aos processos de regeneração cutânea, de cicatrização e de estímulo à produção de colágeno.

Atua de forma eficaz no rejuvenescimento, reduzindo a profundidade das rugas e melhorando o aspecto geral da pele em relação à elasticidade e à firmeza.

L-Prolina

A L-Prolina possui excelentes benefícios para a integridade da pele. Com capacidade de potencializar a síntese de pró-colágeno, a L-Prolina é convertida em hidroxiprolina, se tornando um componente importante para a formação do colágeno.

Estudos revelam que ao aumentar a demanda de L-Prolina é possível otimizar a biossíntese de colágeno.

Vitamina C (Ácido Ascórbico)

A vitamina C é reconhecida por sua função no metabolismo do tecido conjuntivo, principalmente durante a formação de colágeno. Ela atua como um cofator para duas enzimas que são essenciais na biossíntese do colágeno: lisil-hidroxilase e prolil-hidroxilase.

Além de agir nesse processo, a vitamina C atua também ao evitar que o ferro sofra oxidação, protegendo as enzimas contra a autoinativação. Nesse caso, a síntese da estrutura colágena se forma por meio de uma perfeita atividade das enzimas lisil e prolil hidroxilases.

Estudos revelam a capacidade da vitamina C em estimular a proliferação celular. Dessa forma, contribui com a multiplicação dos fibroblastos dérmicos e a síntese do colágeno I e III na pele, mostrando-se benéfica nos tratamentos para flacidez e rejuvenescimento.

Vitamina B5 (D-Pantenol)

Por se tratar de uma pró-vitamina do complexo B, quando utilizada na derme é convertida em ácido pantotênico, um constituinte natural da pele.

A Vitamina B5 é capaz de ativar a proliferação dos fibroblastos, o que leva a um aumento da epitelização do tecido, criando uma estrutura epidérmica de alto nível organizacional.

Além disso, melhora a hidratação, reduzindo a perda de água transepidérmica, o que mantém a maciez e a elasticidade da pele.

MELHORA DA FLACIDEZ FACIAL E CORPORAL


sugestões de protocolos

PROTOCOLO PARA FLACIDEZ

  • DMAE 3% / 2mL1 ampola
  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL1 ampola
  • TGFB-3 1% + EGF 1% + IDP-2 1% + / 2mL1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar via ID, ou por retroinjeção, 1 vez por semana ou a cada 15 dias.

PROTOCOLO PARA FLACIDEZ FACIAL

  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL1 ampola
  • Ácido Lipoico 10mg / 2mL1 ampola
  • DMAE 3% / 2mL1 ampola
  • Melatonina 3mg / 2mL1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar via ID, ou por retroinjeção, 1 vez por semana ou a cada 15 dias.

PROTOCOLO PARA FLACIDEZ CORPORAL I

  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL1 ampola
  • Ácido Lipoico 10mg / 2mL1 ampola
  • DMAE 3% / 2mL1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar via ID, ou por retroinjeção, 1 vez por semana ou a cada 15 dias.

PROTOCOLO PARA FLACIDEZ CORPORAL II

  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL1 ampola
  • DMAE 60mg / 2mL1 ampola
  • Vitamina C (Ácido Ascórbico) 400mg / 2mL1 ampola
  • Vitamina B5 (D-Pantenol) 40mg / 2mL1 ampola
  • Lidocaína 20mg / 2mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar via ID, ou por retroinjeção, 1 vez por semana ou a cada 15 dias.

PROTOCOLO AUMENTO DE COLÁGENO E REJUVENESCIMENTO DA PELE

  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL1 ampola
  • EGF 1% + IGF-1 1% + TGFB-3 1% + / 2mL1 ampola
  • L-Prolina 500mg + / 2mL1 ampola
  • DMAE 60mg / 2mL1 ampola
  • Lidocaína 20mg / 2mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar via ID, ou por retroinjeção, 1 vez por semana ou a cada 15 dias.

Conheça alguns produtos da Essential Nutrition que podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.

Tratamentos para redução da

CELULITE

A celulite é uma condição que ocorre quando os acúmulos de gordura empurram o tecido conjuntivo provocando alterações bioquímicas. O conjunto dessas reações leva ao enrijecimento dos adipócitos e à formação de fibroses que intensificam o grau da celulite.

Essas mudanças anatômicas no tecido causam a aparência protuberante na superfície da pele. Atualmente, diversos protocolos podem ser aplicados com sucesso na redução da celulite.

TRATAMENTOS PARA REDUÇÃO DA CELULITE


ativos

Pentoxifilina

A pentoxifilina promove a microcirculação tecidual e contribui para a redução do armazenamento das células adiposas.

Com o seu mecanismo de inibição da fosfodiesterase, a pentoxifilina estimula a quebra da gordura armazenada (lipólise) por meio do aumento dos níveis de AMPc. Além disso, melhora a condição inflamatória crônica na região aplicada.

Trissilinol (Silício Orgânico)

Por seus efeitos na quebra de gordura, o Trissilinol auxilia na redução do acúmulo da gordura localizada, melhorando os sintomas da celulite.

Benzopirona

A benzopirona, quando utilizada em tratamentos para celulite, melhora a circulação no local e auxilia na redução do edema. Além disso, a benzopirona permite a remodelação do tecido fibroso e diminui a dor local.

SAC (Siloxanetriol Alginato de Cafeína)

Com base na sua ação lipolítica, estudos revelam que o SAC, além de atuar em tratamentos para gordura localizada, também traz resultados positivos em tratamentos para celulite.

Em um estudo isolado, o uso do SAC reduziu em 32% o número de células gordurosas, contribuindo com os resultados em tratamentos para a celulite.

L-Arginina

Além de estimular a lipólise, a L-Arginina induz o aumento de hormônios lipolíticos, reduzindo a massa de tecido adiposo. Dessa maneira, promove a melhora em locais que apresentam celulite.

Crisina

A celulite possui tendência a aparecer em regiões onde a gordura localizada está sob influência dos hormônios estrogênicos. Nesse caso, a ação da crisina se dá através da diminuição da aromatase, o que reduz o tecido adiposo do local, melhora o processo inflamatório, além de otimizar o retorno venoso e a diminuição de edemas, melhorando o aspecto geral da pele.

TRATAMENTOS PARA REDUÇÃO DA CELULITE


sugestões de protocolos

PROTOCOLO PARA CELULITE GRAU I E II

  • Pentoxifilina 40mg / 2mL1 ampola
  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL1 ampola
  • Benzopirona 1mg / 2mL 1 ampola
  • SAC (Siloxanetriol Alginato de Cafeína) 20mg / 2mL1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via SC, 1 vez por semana, ou intercalando com outros protocolos, a cada 15 dias, na região afetada.

PROTOCOLO PARA CELULITE GRAU III E IV

  • Tripeptídeo-41 1,2% / 2mL1 ampola
  • Pentoxifilina 40mg / 2mL1 ampola
  • L-Arginina 20% + Lidocaína 1%/2mL1 ampola
  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via SC, 1 vez por semana, ou intercalando com outros protocolos, a cada 15 dias, na região afetada.

PROTOCOLO PARA CELULITE GRAU III E IV COM RETENÇÃO HÍDRICA

  • Pentoxifilina 40mg / 2mL1 ampola
  • Crisina 100mcg / 2mL1 ampola
  • Benzopirona 0,5% / 2mL1 ampola
  • Tripeptídeo 41 1,2% / 2mL1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via SC, 1 vez por semana, ou intercalando com outros protocolos, a cada 15 dias, na região afetada.

Conheça alguns produtos da Essential Nutrition que podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.

Melhora das

ESTRIAS

e do aspecto geral da pele

As estrias são afecções cutâneas corporais que se caracterizam por tiras ou linhas com depressão ou elevação do tecido, podendo apresentar mudança na cor e na textura. Seu aparecimento é resultado do rompimento de fibras elásticas e colágenas. Inicialmente, possuem aparência avermelhada, depois esbranquiçadas e, por fim, abrilhantadas (nacaradas).

Algumas evidências sugerem que as estrias podem ter origem não somente mecânica ou endócrina, mas também por predisposição genética, o que leva ao desequilíbrio das estruturas que fazem parte do tecido conjuntivo. Geralmente, afetam as regiões das coxas, nádegas, abdômen, mamas e dorso do tronco. Diversos protocolos podem ser associados para auxiliar na melhora do seu aspecto.

MELHORA DAS ESTRIAS E DO ASPECTO GERAL DA PELE


ativos

Trissilinol (Silício Orgânico)

Capaz de estimular a biossíntese das fibras de sustentação da pele, o silício faz parte da estrutura do colágeno, da elastina, das glicoproteínas e dos proteoglicanos que formam a estrutura da derme. Dessa forma, é capaz de repor o tecido dérmico. Estudos revelaram resultados positivos no seu uso intradérmico em estrias.

Vitamina B5 (D-Pantenol)

A vitamina B5 possui importante função na estrutura epitelial, auxiliando nos processos relacionados a ativação dos fibroblastos, através desse mecanismo promove a reestruturação epidérmica e melhora da cicatrização.

Além disso, melhora a elasticidade e maciez da pele, reduzindo a perda de água transepidérmica, aumentando os níveis de hidratação da pele.

L-Prolina

A L-Prolina constitui cerca de 10% dos aminoácidos do colágeno. Seu suporte é necessário para a disponibilidade na biossíntese do colágeno, mantendo a integridade do tecido em processos de cicatrização.

IDP-2 (Decapeptídeo-4)

Possui ação rápida na reconstrução da derme e epiderme. Estimula o crescimento de novos queratinócitos e a proliferação de fibroblastos. Importante mecanismo de ação para a cicatrização e para a melhora da elasticidade.

IGF-1 (Fator de Crescimento Insulínico)

Responsável por sintetizar novas fibras de colágeno e elastina, além de outros componentes da matriz extracelular, o IGF-1 aumenta a produção de fibroblastos.

Em sinergia com outros fatores de crescimento é possível obter resultados positivos nos tratamentos para estrias.

TGFB-3 (Fator de Crescimento Transformador beta 3)

Estimula o aumento dos níveis de produção dos componentes da matriz extracelular, incluindo o colágeno do tipo I e II e fibroblastos. Possui capacidade de regeneração e reestruturação da matriz dérmica extracelular.

EGF (Fator de Crescimento Epidermal)

O EGF atua em diversos processos de regeneração do tecido. Ele estimula a produção de colágeno, promovendo melhora na cicatrização. Em associação com outros ativos, sua função regeneradora melhora o aspecto de cicatrizes e estrias.

DMAE

Além de ser utilizado em tratamentos para flacidez, aumentando a firmeza da pele, tem capacidade de hidratação, permitindo maior retenção hídrica na derme. Atua também na captura dos radicais livres, que são nocivos para as proteínas da matriz extracelular.

Melatonina

Seu efeito antioxidante protege as células das ações dos radicais livres que causam danos à pele.

Além disso, promove a regeneração cutânea, característica muito importante em tratamentos para estrias.

Sulfato de Cobre

Considerado um cofator durante o processo de melanogênese, o cobre reage com a enzima tirosinase para formar a melanina.

Ao ser utilizado na camada superficial da estria branca, o cobre auxilia no retorno da coloração.

O cobre também é essencial na estabilização e na formação da estrutura do colágeno, pois é necessário para as reações da enzima lisil hidroxilase.

MELHORA DAS ESTRIAS E DO ASPECTO GERAL DA PELE


sugestões de protocolos

PROTOCOLO PARA ESTRIAS VERMELHAS

  • IGF-1 1% + EGF 1% + TGFB-3 1% / 2mL 1 ampola
  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL1 ampola
  • Vitamina C (Ácido Ascórbico) 20% / 2mL 1 ampola
  • DMAE 3% / 2mL1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via ID nas regiões afetadas, 1 vez por semana.

PROTOCOLO PARA ESTRIAS BRANCAS I

  • Sulfato de cobre 0,5mg / 2mL 1 ampola
  • L-Prolina 500mg / 2mL1 ampola
  • TGFB-3 1% + EGF 1% + IDP-2 1% / 2mL 1 ampola
  • Vitamina B5 (D-Pantenol) 40mg/2mL1 ampola
  • Procaína HCL 2% / 2mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via ID nas regiões afetadas, 1 vez por semana.

PROTOCOLO PARA ESTRIAS BRANCAS II

  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL1 ampola
  • TGFB-3 1% + EGF 1% + IDP-2 1% / 2mL 1 ampola
  • Sulfato de cobre 0,5mg / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via ID nas regiões afetadas, 1 vez por semana.

Conheça alguns produtos da Essential Nutrition que podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.

Redução do

MELASMA

e clareamento de manchas

O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, em sua grande maioria na região da face. Também pode atingir a região dos braços, pescoço e colo.

Pode estar relacionado a fatores genéticos, hormonais e emocionais, ao uso de medicamentos fototóxicos e de cosméticos, às endocrinopatias e à exposição aos raios UV.

Sua patologia não envolve apenas a camada epidérmica da pele, atingindo também a região dérmica. Em sua maioria, os tratamentos são baseados em diminuir a densidade da melanina presente no local, seja por bloquear a síntese da melanina, impedindo a ação da enzima tirosinase, ou por meio da inibição do hormônio ativador do plasminogênio e ácido araquidônico, que reduzem a pigmentação exacerbada da pele.

A combinação de ativos específicos e de técnicas adequadas apresenta resultados significativos para a diminuição do melasma.

REDUÇÃO DO MELASMA E CLAREAMENTO DE MANCHAS


ativos

Ácido Tranexâmico

Diversos estudos científicos relatam os efeitos positivos do uso do ácido tranexâmico no tratamento do melasma. O ácido tranexâmico atua inibindo o hormônio ativador do plasminogênio (α-MSH) e a liberação do ácido araquidônico. Duas moléculas resultantes da liberação da plasmina que aumentam a capacidade dos melanócitos em produzir melanina. Ao inibir sua ação, o ácido tranexâmico diminui a hiperpigmentação na pele. Por meio de aplicações intradérmicas ou por microagulhamento, o ácido tranexâmico consegue gerar uma resposta positiva na redução das manchas na pele.

Vitamina C (Ácido Ascórbico)

A vitamina C é amplamente utilizada no tratamento dos melasmas devido à sua ação inibitória sobre a melanogênese, bloqueando a fase inicial da formação da melanina.

Além disso, o ácido ascórbico pertence ao grupo de antioxidantes que atuam protegendo a pele das espécies reativas de oxigênio (ROS) geradas após a exposição à lux ultravioleta. Nesse caso, a vitamina C atua contra o estresse oxidativo, neutralizando os radicais livres que também afetam o melasma.

Estudos concluíram que a vitamina C é eficaz no tratamento das manchas da pele por meio de aplicações intradérmicas.

L-Glutathion

Estudos recentes sugerem o uso do L-Glutathion com foco na área estética, principalmente por suas propriedades positivas nos tratamentos do melasma.

Alguns mecanismos de ação são sugeridos como, por exemplo, a via de inibição da tirosinase, que por meio dos seus efeitos antioxidantes é indiretamente afetada, a quelação de cobre, que também interfere na inibição da tirosinase, e a atuação na transferência celular da tirosinase sentido pré-melanossomos.

Ainda apresenta efeitos sobre o bloqueio da indução da atividade da tirosinase causada pelos peróxidos, protegendo também as células da epiderme contra a ação das espécies reativas de oxigênio induzidas pelos raios ultravioleta.

Com base nesses mecanismos de ação é demonstrado o seu potencial terapêutico em tratamentos do melasma e de outras condições relacionadas à hiperpigmentação da pele.

Ácido Kójico

O ácido kójico é considerado um despigmentante. Ele inibe a produção da enzima tirosinase na síntese de melanina, atuando como um quelante dos íons presentes na enzima. Assim, o ácido kójico bloqueia a produção de melanina, reduzindo a formação de pigmento na pele.

Outro mecanismo de ação do ácido kójico é sua capacidade de inibir a via de sinalização NK – kB, impedindo sua ação e o aumento de danos causados pela radiação UV.

TGP-2 (Oligopeptídeo 34)

O TGP-2, também conhecido como oligopeptídeo 34, possui ação anti – MITF. Por sua vez, o MITF é um fator que atua no controle da proliferação, diferenciação e sobrevivência celular dos melanócitos. Impedindo sua ação, inibimos uma série de fatores que reduzem a atividade de proteínas diretamente ligadas no processo da melanogênese.

REDUÇÃO DO MELASMA E CLAREAMENTO DE MANCHAS


sugestões de protocolos

PROTOCOLO PARA HIPERCROMIAS
(MANCHAS ESCURAS)

  • Ácido tranexâmico 8mg / 2mL 1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via ID nas regiões dos melasmas, 1 vez por semana.

PROTOCOLO PARA REDUÇÃO DE MELASMA

  • Ácido tranexâmico 8mg / 2mL 1 ampola
  • Vitamina C (Ácido Ascórbico) 400mg / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via ID nas regiões dos melasmas, 1 vez por semana.

PROTOCOLO PARA CLAREAMENTO DE MANCHAS

  • Ácido tranexâmico 8mg / 2mL 1 ampola
  • L-Glutathion 100mg / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via ID nas regiões dos melasmas, 1 vez por semana.

PROTOCOLO PARA MANCHAS E HIPERPIGMENTAÇÃO PÓS – INFLAMATÓRIA

  • Ácido tranexâmico 8mg / 2mL 1 ampola
  • Ácido Kójico 20mg / 2mL 1 ampola
  • Vitamina C (Ácido Ascórbico) 400mg / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via ID nas regiões dos melasmas, 1 vez por semana.

É possível intercalar, semanalmente, entre os protocolos sugeridos.

Conheça alguns produtos da Essential Nutrition que podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.

Tratamento para

QUEDA
CAPILAR

A alopecia capilar é uma condição que afeta o crescimento do cabelo, conhecida popularmente como queda capilar.

A alopecia androgenética é a forma mais comum de perda de cabelo. Nesse caso, o folículo piloso reduz de forma gradual devido à ação dos hormônios androgênicos.

Uma nova abordagem em diferentes atuações terapêuticas possibilita alcançar o sucesso no tratamento da alopecia capilar, revolucionando a tricologia aliada à farmacoterapia.

TRATAMENTO PARA QUEDA CAPILAR


ativos

Biotina

Também chamada de vitamina H, a biotina é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, citada na literatura como uma vitamina que auxilia nos tratamentos para queda capilar.

A biotina pode ser usada de forma isolada ou associada com outros ativos, como minoxidil, finasterida, entre outros.

O uso da biotina aumenta a firmeza da pele e do cabelo. Níveis baixos dessa vitamina podem estar relacionados a problemas dermatológicos e à queda dos fios.

Pill Food

Composto por vitaminas e aminoácidos, o Pill Food auxilia no fortalecimento e no crescimento dos cabelos. Seus ativos são capazes de melhorar o espessamento dos fios, aumentar a resistência, nutrir o cabelo e diminuir a queda.

Minoxidil

Diversos estudos sugerem o uso do minoxidil como um estimulador do crescimento capilar. Através da sua ação vasodilatadora, o minoxidil atua prolongando a duração da fase anágena (período de crescimento), evitando a ação antiapoptótica do fio.

Além disso, o minoxidil pode contribuir para aumentar o diâmetro dos folículos capilares e, com isso, estimular a proliferação celular na região da papila dérmica.

Outro mecanismo de ação possivelmente elucidado, é o fato de que o minoxidil aumenta a expressão do fator de crescimento endotelial (VEGF), e o folículo piloso na fase anágena utiliza principalmente o VEGF para manter a vascularização adequada ao seu redor. Consequentemente, a indução de VEGF mediada pelo minoxidil que ocorre pelos receptores de adenosina, torna-se um mecanismo de ação importante para o crescimento do cabelo.

Vitamina B5 (D-Pantenol)

Promove a formação de cabelos mais fortes aumentando a expressão da proteína 4 associada à queratina (KAP4), que está relacionada na queratinização terminal do córtex capilar. Além da sua capacidade regeneradora, o D-Pantenol possui ação antisseborreica para o folículo piloso, impedindo a obstrução dos poros do couro cabeludo que causa má nutrição capilar e diminuição da circulação capilar.

Copper peptídeo

Considerado um oligopeptídeo, o Copper peptídeo inibe a enzima 5α-redutase, responsável por reduzir a testosterona em diidrotestosterona (DHT). Dessa forma, reverte a atrofia folicular induzida pela DHT, auxilia na revitalização do folículo capilar e no tratamento da queda dos cabelos.

Finasterida

A finasterida é conhecida como um inibidor da enzima 5α-redutase do tipo II, que reduz a transformação da testosterona em DHT, diminuindo diretamente os níveis de DHT. A DHT, ao se ligar aos receptores androgenéticos do folículo piloso, causa a miniaturização do folículo, ou seja, impede seu crescimento adequado. Ao bloquear esse processo, a finasterida favorece o crescimento capilar e a prevenção das perdas adicionais de cabelo.

Trissilinol (Silício Orgânico)

O silício é um elemento predominante em vários locais do corpo humano, especialmente nos cabelos, pele e unhas. Nos cabelos, o silício aumenta a densidade e a espessura dos fios por meio da síntese dos glicosaminoglicanos presentes na queratina e também na síntese do colágeno tipo I, através da ativação dos fibroblastos. Seus benefícios são a diminuição da queda, a menor fragilidade capilar e o aumento dos nutrientes no folículo piloso.

Melatonina

A melatonina é considerada um neuro-hormônio endógeno e possui um papel essencial no processo de sincronização circadiana do organismo.

Atualmente, alguns estudos correlacionam o uso da melatonina ao crescimento capilar. Descobriu-se que os folículos capilares sintetizam e expressam receptores de melatonina.

Assim, o uso da melatonina em processos de queda capilar aumentou o crescimento dos fios por meio da sua ação adjuvante na fase anágena do folículo capilar.

IGF-1 (Fator de crescimento insulínico)

O fator de crescimento insulínico IGF-1 atua na saúde capilar revertendo a atrofia folicular e aumentando o tamanho dos folículos (bulbos).

Dessa forma, contribui para acelerar o crescimento dos fios.

BFGF (Fator de Crescimento Fibroblástico)

O fator de crescimento fibroblástico básico possui ação fortificante através do aumento da síntese de proteínas relacionadas à ancoragem dos fios.

Atua de forma sinérgica com fatores de ação angiogênica.

VEGF (Fator de crescimento vascular)

O fator de crescimento vascular possui ação vasodilatadora.

Ele aumenta o aporte de oxigênio e favorece a microcirculação local, beneficiando o metabolismo da região capilar, o que é essencial no crescimento de cabelos fortes.

O fator VEGF reverte a atrofia folicular induzida pela DHT e aumenta o tamanho dos folículos.

TRATAMENTO PARA QUEDA CAPILAR


sugestões de protocolos

PROTOCOLO PARA ALOPECIA ANDROGENÉTICA

  • Biotina 10mg / 2mL 1 ampola
  • Minoxidil 0,5% / 2mL 1 ampola
  • Vitamina B5(D-Pantenol) 40mg / 2mL 1 ampola
  • Finasterida 0,05% / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína(D-Pantenol) 1% / 2mL 1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via ID, em todo o couro cabeludo, 1 vez por semana.

PROTOCOLO PARA ALOPECIA INTENSA

  • Minoxidil 0,5% / 2mL 1 ampola
  • Biotina 10mg / 2mL 1 ampola
  • Melatonina 3mg / 2mL 1 ampola
  • Trissilinol(Silício Orgânico) 10mg / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL 1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via ID, em todo o couro cabeludo, 1 vez por semana.

PROTOCOLO COM FATORES DE CRESCIMENTO CAPILAR

  • IGF-1 1% + BFGF 1% + VEGF 1% + Copper peptídeo 1% / 2mL 1 ampola
  • Biotina 10mg / 2mL 1 ampola
  • Vitamina B5(D-Pantenol) 40mg / 2mL 1 ampola
  • Minoxidil 0,5% / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína(D-Pantenol) 2% / 2mL 1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via ID, em todo o couro cabeludo, 1 vez por semana.

PROTOCOLO PARA CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO CAPILAR

  • IGF-1 1% + BFGF 1% + VEGF 1% + Copper peptídeo 1% / 2mL 1 ampola
  • Minoxidil 0,5% / 2mL 1 ampola
  • Trissilinol(Silício Orgânico) 10mg / 2mL 1 ampola
  • Pill Food / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL 1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar por via ID, em todo o couro cabeludo, 1 vez por semana.

Conheça alguns produtos da Essential Nutrition que podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.

Tratamentos

VASCULARES

melhoras e prevenções

Atualmente, procedimentos de escleroterapia têm sido cada vez mais procurados, isso porque atuam na melhora e na prevenção da progressão de quadros vasculares, tornando-os tratamentos para diversos pacientes.

O mecanismo de ação das soluções esclerosantes consiste em introduzir uma substância no lúmen vascular, e produzir um processo chamado endosclerose no interior do vaso. Com isso, ocorre a difusão para seu tecido alvo por um período suficiente para gerar uma lesão endotelial na parede do vaso sanguíneo, o que resulta na oclusão das estruturas vasculares presentes na região aplicada e, consequentemente, seu desaparecimento.

TRATAMENTOS VASCULARES


ativos

Glicose 75% + Lidocaína 0,4%

Conhecida como um agente esclerosante hiperosmótico com excelente perfil de segurança, a glicose hipertônica possui efeito pontual ou bem próximo da aplicação, reduzindo visivelmente os microvasos nos membros inferiores de forma efetiva.

Sua atuação causa desidratação e desintegração das células endoteliais por um processo osmótico, resultando em uma lesão no endotélio vascular e subsequente oclusão vascular, com o desaparecimento significativo das estruturas vasculares afetadas.

Para que o processo ocorra de forma efetiva, a solução hiperosmótica deve apresentar concentração suficiente para atingir toda a parede endotelial.

TRATAMENTOS VASCULARES


sugestões de protocolos

PROTOCOLO PARA ESCLEROTERAPIA EM MICROVASOS

  • Glicose 75% + Lidocaína 0,4%/10mL1 ampola

Sugestão de uso:
Aplicar na região de microvasos, realizando punções, e reavaliar os resultados após 15 dias de aplicação. Conforme a resposta de cada paciente, verificar a necessidade de outras aplicações.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

MELLO, P. B.; PICCININI, A. M.; BATISTA, E.; ROSA, L. H.; ROSA, P. V. Tratamento da gordura localizada através do uso de eletrolipólise e análise de ultra-sonografia. Nova Fisio, Rio de Janeiro , v.14, n.71 , p.20-23, dez. 2009.

GARCIA, P. G.; GARCIA, F. G.; BORGES, F. S.; O uso da eletrolipólise na correção da assimetria no contorno corporal pós-lipoaspiração: Relato de caso. Revista Fisioterapia Ser – Ano 1 – nr 4 – out/nov/dez – 2006

VASCONCELOS, Suelen Consoli Braga; NASCENTE, Flávia Martins; SOUZA, Cláudia Maria Duque de; ROCHA SOBRINHO, Hermínio Maurício da. O USO DO ÁCIDO HIALURÔNICO NO REJUVENESCIMENTO FACIAL. Revista Brasileira Militar de Ciências, Goiânia, v. 6, n. 14, p. 8-15, 30 jan. 2020. Fundacao Tiradentes. dx.doi.org/10.36414/rbmc.v6i14.28.

Svolacchia, Fabiano & Student, & Svolacchia, Lorenzo. (2017). ORGANIC SILICIUM IN AESTHETIC MEDICINE: A REVIEW OF LETTERATURE AND META-ANALYSIS. 10.13140/RG.2.2.10042.29125.

IORIZZO, Matilde; PADOVA, Maria Pia de; TOSTI, Antonella. Biorejuvenation: theory and practice. Clinics In Dermatology, [S.L.], v. 26, n. 2, p. 177-181, mar. 2008. Elsevier BV. dx.doi.org/10.1016/j.clindermatol.2007.09.011.

POLONINI, H. C.; FERREIRA, A. O.; BRANDÃO, M. A. F.; RAPOSO, N. R. B.. Topical monomethylsilanetriol can deliver silicon to the viable skin. International Journal Of Cosmetic Science, [S.L.], v. 41, n. 4, p. 405-409, ago. 2019. Wiley. dx.doi.org/10.1111/ics.12552.

MARTIN, Keith R.. Silicon: the health benefits of a metalloid. Metal Ions In Life Sciences, [S.L.], p. 451-473, 2013. Springer Netherlands. dx.doi. org/10.1007/978-94-007-7500-8_14.

SARWER, David B; CRERAND, Canice e. Body image and cosmetic medical treatments. Body Image, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 99-111, jan. 2004. Elsevier BV. dx.doi.org/10.1016/s1740-1445(03)00003-2.

CARVALHO, Mariana Melo; CARVALHO, Mariana Melo. REDUÇÃO ENZIMÁTICA DE GORDURA SUBMENTUAL: revisão de literatura. 2018. 29 f. TCC (Graduação) – Curso de Odontologia, Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2018. Disponível em: 186.236.83.17/jspui/bitstream/20.500.11874/3749/1/Mariana%20Melo%20Carvalho_Marina%20Lopes%20de%20Oliveira%20Rubem%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.

RUSANOVA, Iryna; MARTÍNEZ-RUIZ, Laura; FLORIDO, Javier; RODRÍGUEZ-SANTANA, César; GUERRA-LIBRERO, Ana; ACUÑA-CASTROVIEJO, Darío; ESCAMES, Germaine. Protective Effects of Melatonin on the Skin: future perspectives. International Journal Of Molecular Sciences, [S.L.], v. 20, n. 19, p. 4948, 8 out. 2019. MDPI AG. dx.doi.org/10.3390/ijms20194948.

KLESZCZYNSKI, Konrad; FISCHER, Tobias W.. Melatonin and human skin aging. Dermato-Endocrinology, [S.L.], v. 4, n. 3, p. 245-252, jul. 2012. Informa UK Limited. dx.doi.org/10.4161/derm.22344.

MAIA, Rafaella; SILVA, Rodrigo; FARIAS, Stephany; VASCONCELLOS, Liliane; CARREIRO, Eneida; MEYER, Patrícia; BORGES, Fábio; AFONSO, Felipe; OLIVEIRA, Fernando César; SOARES, Ciro. Effect of Microneedling Associated With Drug Delivery on Facial Rejuvenation: clinical and histological evaluation. International Journal Of Medical Science And Clinical Invention, [S.L.], v. 8, n. 04, p. 5349-5358, 27 abr. 2021. Valley International. dx.doi.org/10.18535/ ijmsci/v8i04.04.

BENNETT, Neil; SCHULTZ, Gregory. Growth Factors and Wound Healing: Biochemical Properties of Growth Factors and Their Receptors. The American Journal Of Surgery. Gainesville, p. 728-737. 03 mar. 1993.

TAVAKKOL, A.; VARANI, J.; ELDER, J. T.; ZOUBOULIS, Ch. C.. Maintenance of human skin in organ culture: role for insulin-like growth factor-1 receptor and epidermal growth factor receptor. Archives Of Dermatological Research, [S.L.], v. 291, n. 12, p. 643-651, 14 dez. 1999. Springer Science and Business Media LLC. dx.doi.org/10.1007/s004030050469.

LEE, Do Hyun; CHOI, Kyung-Ha; CHO, Jae-We; KIM, So Young; KWON, Tae Rin; CHOI, Sun Young; CHOI, Yoo Mi; LEE, Jay; YOON, Ho Sang; KIM, Beom Joon. Recombinant growth factor mixtures induce cell cycle progression and the upregulation of type I collagen in human skin fibroblasts, resulting in the acceleration of wound healing processess. International Journal Of Molecular Medicine, [S.L.], v. 33, n. 5, p. 1147-1152, 14 mar. 2014. Spandidos Publications. dx.doi.org/10.3892/ijmm.2014.1698.

CHOI, Jin Kyu; JANG, Ji-Hye; JANG, Won-Hee; KIM, Jaekwan; BAE, Il-Hong; BAE, Joonho; PARK, Young-Ho; KIM, Beum Joon; LIM, Kyung-Min; PARK, Jin Woo. The effect of epidermal growth factor (EGF) conjugated with low-molecular-weight protamine (LMWP) on wound healing of the skin. Biomaterials, [S.L.], v. 33, n. 33, p. 8579-8590, nov. 2012. Elsevier BV. dx.doi.org/10.1016/j. biomaterials.2012.07.061.

BACH, Thi Mai Hoa; TAKAGI, Hiroshi. Properties, metabolisms, and applications of l-proline analogues. Applied Microbiology And Biotechnology, [S.L.], v. 97, n. 15, p. 6623-6634, 19 jun. 2013. Springer Science and Business Media LLC. dx.doi.org/10.1007/s00253-013-5022-7.

Albaugh VL, Mukherjee K, Barbul A. Proline Precursors and Collagen Synthesis: Biochemical Challenges of Nutrient Supplementation and Wound Healing. J Nutr. 2017;147(11):2011-2017. doi:10.3945/jn.117.256404

VELASCO, Maria Valéria Robles; TANO, Clara Tsugmi Nakamura; MACHADO-SANTELLI, Gláucia Maria; CONSIGLIERI, Vladi Olga; KANEKO, Telma Mary; BABY, André Rolim. Effects of caffeine and siloxanetriol alginate caffeine, as anticellulite agents, on fatty tissue: histological evaluation. Journal Of Cosmetic Dermatology, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 23-29, mar. 2008. Wiley. dx.doi.org/10.1111/j.1473-2165.2008.00357.x.

MUROSAKI, Shinji; LEE, Tae Ryong; MUROYAMA, Koutarou; SHIN, Eui Seok; CHO, Si Young; YAMAMOTO, Yoshihiro; LEE, Sang Jun. A Combination of Caffeine, Arginine, Soy Isoflavones, and l-Carnitine Enhances Both Lipolysis and Fatty Acid Oxidation in 3T3-L1 and HepG2 Cells in Vitro and in KK Mice in Vivo. The Journal Of Nutrition, [S.L.], v. 137, n. 10, p. 2252-2257, out. 2007. Oxford University Press (OUP). dx.doi.org/10.1093/jn/137.10.2252.

SOUSA, M. P. et al. Diferenças entre estrias brancas e estrias vermelhas utilizando espectroscopia Raman confocal. XXIV CBEB Óptica Biomédica, v. 1, p. 2612-2615, 2014.

MOREIRA, Juliana Aparecida Ramiro; GIUSTI, H. H. K. D.; UNIARARAS, Hermínio Ometto. A fisioterapia dermato-funcional no tratamento de estrias: Revisão de literatura. Revista Científica da UNIARARAS, v. 1, n. 2, 2013.

MARTÍNEZ, Mª Adolfina Ruiz; HERNÁNDEZ, Mª Encarnación Morales. Aproximación al tratamiento del envejecimiento cutáneo. Ars Pharmaceutica (Internet), [S.L.], v. 56, n. 4, p. 183-191, dez. 2015. Editorial de la Universidad de Granada. dx.doi.org/10.4321/s2340-98942015000400001.

MARTINS, Natalia Valeria Souza; MEJIA, Dayana Priscila Maia. Utilização do Ácido Kojico no Tratamento de Estrias.

CAPELLARI, Jady Nachele; LIMANA, Mirieli Denardi. Análise da Eficácia do Equipamento de Radiofrequência no Tratamento de Estrias. 2013.

VINADÉ, Inês Almansa; OLIVEIRA Karen Silva; BORGES Tamires dos Reis. Efeitos comparativos entre a aplicação de eletroterapia e medicação no tratamento de estrias. Artigo científico. Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Santa Catarina, 2007. Disponível em: angelalange.com.br/12501/19564.html.

DA SILVA, MAYARA GUIMARÃES. Uso estético do microagulhamento no tratamento de estrias rubras e albas. 2017.

DA COSTA, ROSANGELA SOUZA. Principais métodos para tratamento estético de estrias. Instituto de Ensino Superior e Pesquisa. Recife, 2016.

FOLCH, José; ALCOLEA, Justo M. Actualizacion de fármacos empleados en mesoterapia.

KARNA, Ewa; SZOKA, Lukasz; HUYNH, Thi Yen Ly; PALKA, Jerzy A.. Proline-dependent regulation of collagen metabolism. Cellular And Molecular Life Sciences, [S.L.], v. 77, n. 10, p. 1911-1918, 18 nov. 2019. Springer Science and Business Media LLC. dx.doi.org/10.1007/s00018-019-03363-3.

MELO, Daniel Fernandes et al. Excellent response to mesotherapy as adjunctive treatment in maleandrogenetic alopecia. Journal Of Cosmetic Dermatology. Rio de Janeiro, p. 1-3. 17 fev. 2019.

YUM, Soohwan; JEONG, Seongkeun; KIM, Dohoon; LEE, Sunyoung; KIM, Wooseong; YOO, Jin-Wook; KIM, Jung-Ae; KWON, Oh; KIM, Dae-Duk; MIN, Do. Minoxidil Induction of VEGF Is Mediated by Inhibition of HIF-Prolyl Hydroxylase. International Journal Of Molecular Sciences, [S.L.], v. 19, n. 1, p. 53, 25 dez. 2017. MDPI AG. dx.doi.org/10.3390/ijms19010053.

TABBAKHIAN, Majid; TAVAKOLI, Naser; JAAFARI, Mahmoud Reza; DANESHAMOUZ, Saeid. Enhancement of follicular delivery of finasteride by liposomes and niosomes. International Journal Of Pharmaceutics, [S.L.], v. 323, n. 1-2, p. 1-10, out. 2006. Elsevier BV. dx.doi.org/10.1016/j.ijpharm.2006.05.041.

FERREIRA, Natália Ribeiro; CAPOBIANCO, Marcela Petrolini. Uso do ácido hialurônico na prevenção do envelhecimento facial. Revista Cientifica UNILAGO, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2016.

CASSIANO, Daniel Pinho et al. Early clinical and histological changes induced by microneedling in facial melasma: A pilot study. Indian Journal Of Dermatology, Venereology, And Leprology, São Paulo, v. 6, n. 85, p. 638-641, 2019. Disponível em: ijdvl.com/early-clinical-and-histological-changes-induced-by-microneedling-in-facial-melasma-a-pilot-study/. Acesso em: 30 jun.21.

WANITPHAKDEEDECHA, Rungsima; SY-ALVARADO, Francesca; PATTHAMALAI, Poramin; TECHAPICHETVANICH, Thanya; EIMPUNTH, Sasima; MANUSKIATTI, Woraphong. The efficacy in treatment of facial melasma with thulium 1927-nm fractional laser-assisted topical tranexamic acid delivery: a split-face, double-blind, randomized controlled pilot study. Lasers In Medical Science, [S.L.], v. 35, n. 9, p. 2015-2021, 6 jun. 2020. Springer Science and Business Media LLC. dx.doi.org/10.1007/s10103-020-03045-8.

LIU, Su; CHEN, Zhenyu; CAI, Xia; SUN, Ying; ZHAO, Cailing; LIU, Fangjun; LIU, Dalie. Effects of Dimethylaminoethanol and Compound Amino Acid on D-Galactose Induced Skin Aging Model of Rat. The Scientific World Journal, [S.L.], v. 2014, p. 1-7, 2014. Hindawi Limited. dx.doi.org/10.1155/2014/507351.

Wajchenberg, B. L. (2000). Tecido adiposo como glândula endócrina. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, 44(1), 13–20. doi:10.1590/s0004-27302000000100004

Campbell, D. R., & Kurzer, M. S. (1993). Flavonoid inhibition of aromatase enzyme activity in human preadipocytes. The Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology, 46(3), 381–388. doi:10.1016/0960-0760(93)90228-o

MCCARTY, Mark F.. Pre-exercise administration of yohimbine may enhance the efficacy of exercise training as a fat loss strategy by boosting lipolysis. Medical Hypotheses, [S.L.], v. 58, n. 6, p. 491-495, jun. 2002. Elsevier BV. dx.doi.org/10.1054/mehy.2001.1459.

Saluja, H., Patil, A. S., Shah, S., Dadhich, A., & Sachdeva, S. Mesotherapy: Overview. IP International Journal of Maxillofacial Imaging, v. 6, n. 2, p. 29-32, 2020.

TATARU, Alexandru; BOCA, Andreea Nicoleta. Vitamins and nutritional supplements. In: European Handbook of Dermatological Treatments. Springer, Berlin, Heidelberg, 2015. p. 1561-1579.