Pectasol®
Quelante de metais pesados
Auxilia na detoxificação
Coadjuvante no tratamento de câncer
O que é?
O Pectasol® é a pectina cítrica modificada, um produto natural derivado da casca de frutas cítricas obtido por processo patenteado que promove, ao final, uma pectina com melhor absorção e com ação na quelação de metais pesados e detoxificação do corpo, além de ser coadjuvante no tratamento de câncer.
Diferencial do Pectasol®
A Pectina cítrica regular (sem sofrer modificação estrutural) é um polissacarídeo não digerível usado como fibra dietética ou devido às suas propriedades geleificantes. Estruturalmente, apresenta-se com longas cadeias de polímeros reticulares e elevado peso molecular e, dessa forma, não é absorvida adequadamente pelo organismo.
A sua transformação estrutural é necessária para garantir uma maior absorção e ação. O Pectasol® é a primeira pectina cítrica modificada para uso em humanos com estudos clínicos demonstrando sua ação.
É obtido através de um processo patenteado pela EcoNugenics, capaz de controlar tanto o peso molecular (entre 10000 e 20000 Daltons) quanto o grau de esterificação (menor que 10%) do produto final, permitindo, dessa forma, uma pectina com uma estrutura específica para ser absorvida e ter uma ação sistêmica.
Potente quelante de metais tóxicos
O Pectasol® é composto principalmente de ácido galacturônico, galactose, glucose, rhammose e arabinose. Possui alta capacidade de reduzir a absorção e a bioacumulação de metais tóxicos devido à ligação da pectina aos metais presentes tanto no trato digestivo como na circulação sistêmica, impedindo a sua absorção e facilitando, ao mesmo tempo, a sua eliminação nas fezes e urina. Essa ação se dá principalmente pela capacidade de compostos presentes na pectina que conseguem eliminar metais como chumbo, arsênio, mercúrio e cádmio sem interferir na absorção de outros minerais essenciais ao corpo como cálcio, magnésio e zinco.
Quando o uso de alginato – substância obtida de algumas variedades de algas e que possui afinidade por metais bivalentes – é associado ao Pectasol®, ocorre potencialização dos efeitos quelantes, carregando, inclusive, elementos radioativos como estrôncio. Sua rica fração de galactose (cerca de 20%) confere a esse insumo a capacidade de bloquear uma molécula endógena denominada galectina-3 que permanece alterada em patologias como câncer, insuficiência cardíaca e doenças renais.
Benefício no tratamento oncológico
Poucos insumos farmacêuticos têm a capacidade de atuar inibindo a ação da galectina-3. Por isso, ele ganha destaque dentro dessa área de atuação. Sua ação à nível oncológico ocorre pois na primeira etapa de um processo de metástase observa-se uma aglutinação das células cancerosas através da galectina-3 presentes na superfície celular.
A galactose presente no Pectasol® tem uma afinidade de ligação pela galectina-3 resultando em bloqueio ou inibição da agregação das células cancerosas. Com isso, além da interrupção do processo de metástase, observa-se também o bloqueio do fornecimento de sangue ao tumor (ação anti-angiogênese).
Estudos que comprovam a sua eficácia
Diversos trabalhos mostram a eficiência na quelação de metais pesados, mostrando uma alta redução de metais como chumbo, arsênio, mercúrio e cádmio.
Um artigo publicado na revista Alternative Therapies mostrou que a administração de 15g/dia de Pectasol® foi capaz de reduzir em até 161% os níveis sanguíneos de chumbo e em até 132% a excreção urinária de chumbo em 7 crianças com idade entre 5 a 12 anos.
Com relação à sua ação no tratamento de câncer, os primeiros estudos mostrando os benefícios da pectina cítrica modificada foram publicados no Journal of the Nacional Cancer Institute, em 1995. No trabalho, apenas 50% dos animais tratados com a pectina cítrica modificada apresentaram metástase, contra 94% dos animais tratados com placebo. Quatro anos após, as pesquisas foram estendidas a homens com câncer de próstata avançado, prolongando o tempo de duplicação de antígeno prostático específico (PSADT) após 3 meses de tratamento.
No gráfico abaixo é possível verificar a redução do volume do tumor após administração de Pectina cítrica modificada quando comparada ao placebo.
Dose recomendada
Ingerir de 2 a 10g até 3 vezes ao dia e de preferência com estômago vazio.
Para solicitar referências, entre em contato com nossa equipe técnica:
essentia@essentia.com.br
IMPORTANTE
Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.
Fórmula quelante com PECTASOL®
- Pectasol® 2g
- Alginato 500mg
Forma farmacêutica:
Shake (aroma a escolher).
Sugestão posológica:
Tomar 1 dose 3 vezes ao dia.
Fórmula protetora da próstata com Pectasol®
- Pectasol® 3g
- Licopeno 15mg
- Green tea (90% polifenóis) 200mg
Sugestão posológica:
Ingerir 1 dose ao dia.
Fórmula detox com Pectasol®
- Pectasol® 3g
- Alginato 500mg
- N- Acetilcisteína 500mg
- Silimarina 500mg
Forma farmacêutica:
Shake (aroma a escolher).
Sugestão posológica:
Tomar 1 dose 3 vezes ao dia durante os dias de quelação oral.
Comentários