Dicas para a prática de mindful eating

Muito se fala em mindfulness atualmente. De como ele nos ajuda a reduzir a ansiedade e viver melhor o tempo presente. Esses são efeitos desejados por todos, e ainda mais valiosos em tempos de isolamento social e incertezas.

Mas e mindful eating, você já ouviu falar? Trata-se de uma abordagem da alimentação seguindo conceitos do mindfulness. O objetivo é envolver a mente, o espírito e o coração nessa ação tão rotineira quanto importante em nossas vidas.

O que é mindful eating?

Mindful eating é um conceito de nutrição focado no mindfulness, prática de meditação budista que aposta na atenção plena ao momento presente e sem julgamentos.
O mindful eating inclui ações de alimentação consciente, que significa realizar uma refeição com atenção total no momento e sem julgamentos, culpa, ou mediante crenças e cronogramas. Não parece tão fácil, mas separamos algumas dicas práticas. Confira!

"Estou mesmo com fome?"

A fome é a maneira do seu corpo dizer a você que os níveis de energia estão ficando baixos e que é hora de reabastecer. A fome é causada por:

Baixos níveis de açúcar
no sangue

Estômago e vazio
intestinal

Alterações
hormonais

No entanto, uma sensação de fome, ou fortes desejos por comida, também pode ser provocada por coisas como tédio, ansiedade e estresse.

Faça uma pausa por um momento e considere a resposta a esta pergunta. Se você está realmente com fome, coma! Se você reparar que o que está sentindo não é realmente fome, procure achar a verdadeira causa, preste mais e melhor atenção a você mesmo e às suas emoções. Tomar um copo de água ou uma xícara de chá pode ajudar a adiar um pouco a refeição. Fazer uma curta caminhada também pode nos dar o tempo de nos entender melhor antes de comer sem perceber, sem atenção e no automático.

ELIMINE AS DISTRAÇÕES

Enquanto você come, evite usar seu telefone ou computador, não leia livros ou revistas e mantenha a TV desligada. Embora essas distrações pareçam inofensivas, é comum terminar de comer sem lembrar o que comeu, sem lembrar do sabor, se gostou ou não e a quantidade que ingeriu (e isso pode incentivá-lo a comer demais).

Se conecte com a comida

VISÃO

Usar o senso de visão para reconhecer a beleza de um prato bem servido pode aumentar sua apreciação e entusiasmo pela comida. Ao preparar sua comida, ou antes das refeições, faça a você mesmo as seguintes perguntas:

1 - Quais são os ingredientes da sua refeição?

2 - Quais cores estão presentes no prato?

3 - Você acha que esta refeição parece boa?

OLFATO

O cheiro da comida desempenha um papel importante na satisfação e alegria que sentimos ao comer. Antes de começar a comer sinta o aroma de sua refeição. Com os olhos fechados, para intensificar ainda mais o sentido de olfato, faça as seguintes perguntas:

1 - Que cheiros estão vindo deste prato? Consegue reconhecer os diferentes ingredientes pelo cheiro?

2 - O cheiro da comida o deixa com mais fome?

3 - Há um cheiro avassalador ou é possível identificar os componentes da refeição?

COMA MAIS DEVAGAR

Tempo é chave para o mindful eating. Porém, ao contrário do que alguns pensam, não é preciso fazer refeições intermináveis: apenas 20 minutos por refeição é suficiente. Comer um pouco mais lentamente ajuda a apreciar melhor a comida e nossas reações e decisões durante e sobre a nossa alimentação. Confira outras dicas:

1 - Faça uma pausa e apoie o garfo na mesa entre cada mordida.

2 - Enquanto você come, continue atento à sua respiração.

3 - Mastigue várias vezes até triturar bem todo o alimento.

4 - Depois de comer algumas garfadas, tente comer menos por garfada do que quando começou.

OBSERVE SUAS EMOÇÕES

Muitos fazem uma conexão direta entre emoções e alimentação – comer em resposta ao estresse, tristeza, ansiedade, agitação ou outros sentimentos. A alimentação consciente pode não apenas nos ajudar a entender os tipos de emoções que envolvem nosso relacionamento com a comida, mas também como podemos estar usando a comida para lidarmos com certos sentimentos.

Faça a si mesmo estas perguntas:

1 - Essa refeição traz alguma emoção? Se sim, quais?

2 - Por que você acha que essas emoções estão surgindo?

3 - Você está comendo esta comida porque se sente triste, estressado ou sobrecarregado?

Não há regras rígidas para este exercício. Simplesmente experimente suas emoções em relação à comida. O objetivo desta atividade é tornar-se mais consciente de suas respostas emocionais à comida e desenvolver uma melhor compreensão de como os sentimentos podem fazer com que você sinta vontade de comer.

Exagerei, e agora?

Se exagerar, não faça grandes restrições e punições. Não treine em excesso, não faça longos períodos de jejum para compensar, respeite e escute o seu organismo. Apenas lembre que o dia de amanhã é um novo dia e retorne para os seus hábitos saudáveis normalmente. Afinal, o mindful eating não se trata de compensação, e sim de equilíbrio.