Dicas para um perfil profissional no Instagram
Saiba como divulgar seu trabalho de forma eficiente, da criação do perfil à interação com os seguidores.
Hoje, as redes sociais são importantes aliadas dos profissionais da saúde na hora de divulgar seu trabalho. Por intermédio delas, os profissionais podem divulgar conhecimento, se relacionar com os pacientes e influenciar tantas outras pessoas a adotar uma vida mais saudável.
Para que isso se converta em resultados, é preciso saber o que se busca, conhecer bem a ferramenta e traçar um planejamento. Confira abaixo dicas selecionadas para te ajudar a obter sucesso com uma das principais redes sociais: o Instagram.
Tenha metas
Antes de mais nada, é preciso saber quais são os objetivos ao se usar a rede social, sejam esses objetivos o de repassar conteúdo, captar novos pacientes, buscar parcerias ou algum outro que você definir. A partir daí, e com o conhecimento da ferramenta, será possível definir quais os tipos de conteúdo e quais ações serão priorizadas. Então, a primeira dica é: pergunte-se qual é o resultado esperado por meio da ferramenta e lembre-se disso nas ações do dia a dia.
Construa sua identidade
Para construir sua identidade na rede, você deve considerar qual é o público que deseja atingir. Isso vai determinar a linguagem dos textos e o padrão visual das imagens e dos ícones. Também servirá como referência para a Bio, que é o seu perfil no Instagram.
Utilize uma foto clara, tirada a média ou curta distância. Pode ser uma marca também.
Seja claro e objetivo na descrição do seu trabalho, indicando a sua especialidade.
A indicação do registro no conselho é recomendada para todos e é obrigatória para médicos.
Organize os “Destaques” por tema, mantendo uma aparência semelhante entre suas capas.
Lembre-se de preencher a aba “Contato”.
Criado o perfil e configurada a Bio, é hora de postar. Mas por onde começar? Confira três dicas para suas primeiras postagens:
Conte, resumidamente, um pouco da sua trajetória profissional.
Aborde os procedimentos mais comuns em seu dia a dia.
Compartilhe seus hobbies.
Mas atenção: não escolha uma única forma de conteúdo. Atualmente, o Instagram oferece o Story, IGTV e Reels, além do Feed. Quanto mais variado for o formato das suas publicações, mais variado será o público que você atinge, lembrando que cada pessoa tem suas preferências de uso da ferramenta.
Os profissionais da saúde estão muito habituados a usar termos técnicos no dia a dia das clínicas e entre seus pares, mas para quem não tem a mesma formação isso pode ser um complicador na comunicação. Então, para atrair o maior número de pessoas e mantê-las interessadas em seu conteúdo, a primeira dica sobre linguagem é: simplifique sua comunicação.
As mensagens devem ser totalmente entendidas por pessoas das mais variadas formações. E, acredite, uma linguagem informal não deixa seu conteúdo menos profissional. Confira outras dicas para a linguagem:
- Faça analogias – essa é uma forma simples de se fazer entender e gerar identificação junto ao público;
- Fale também pelas imagens – a cultura dos usuários do Instagram é de consumir conteúdos rápidos e instantâneos. Assim, quanto mais visual for a sua publicação, maior a chance de manter o interesse no seu perfil;
- Humanize o perfil – para envolver as pessoas, aposte em mostrar o seu bastidor e as vulnerabilidades que você enfrenta em sua rotina;
- Seja positivo – procure passar informações de uma maneira leve, informando sobre temas delicados, ao mesmo tempo em que mostra possíveis caminhos a seguir.
Tudo isso consome tempo, e sabemos que não é possível passar o dia produzindo conteúdo para redes sociais. Então, uma frequência que pode servir como referência é a postagem de um Feed por dia, um Story a cada três ou quatro dias e um IGTV e um Reels por semana. Se conseguir fazer mais, ótimo.
Se não, essa já é uma base para marcar presença online. Lembre-se que, ao se programar com antecedência, é possível pesquisar melhor os assuntos e garantir o fluxo constante de postagens sem atropelo. A constância é fundamental para se manter relevante para o seu público.
Com os celulares sendo cada vez mais utilizados ao longo do dia, a diferença na audiência entre os melhores e os piores horários se reduziu. Porém, fora do horário comercial ainda é considerado um melhor momento para postagens.
Outra dica, e esta é específica para profissionais da saúde, é agendar publicações e ações para o período entre a tarde de domingo e a manhã de segunda. É o momento em que muitas pessoas estão agendando suas ações para a semana, incluindo dietas.
Procure variar o tipo de conteúdo. Perfis monotemáticos se tornam previsíveis e acabam perdendo relevância. É possível, por exemplo, contar novidades da sua área, dar dicas sobre temas básicos de saúde e trazer receitas e depoimentos de pacientes.
Mas atenção: o conhecido “antes e depois” é proibido por alguns conselhos profissionais, como os de medicina e de nutrição. Na dúvida, informe-se com o seu conselho profissional.
Outra dica importante é mostrar também um pouco da sua rotina pessoal. Os seguidores adoram saber o que os profissionais comem, o que treinam e como se cuidam de uma forma geral.
Na hora de escolher qual conteúdo vai para qual formato, lembre-se que o Feed é a principal vitrine para quem não segue o seu perfil. Procure apresentar ali temas mais amplos, que possam interessar a um maior número de pessoas. Sempre que possível, ilustre as postagens no Feed com mais de uma imagem. Isso permite ao Instagram exibir novamente sua postagem a quem já viu a primeira imagem e não interagiu com ela. Escolha hashtags que tenham relação com seu conteúdo, mas não exagere na quantidade. Evite passar de cinco.
Já os Stories, em especial os selecionados para “Destaque”, são melhores para se aprofundar em temas específicos. Principalmente se for em vídeo com você explicando algo, o que permite que as pessoas te conheçam um pouco melhor e se identifiquem com você. Lembre-se de gravar no formato vertical.
Quem já tem perfil profissional há algum tempo pode ficar tentado a republicar um post muito bom que foi ao ar quando o perfil tinha muito menos seguidores. Em casos assim, essa pode ser uma boa ideia para levar aquele conteúdo bacana para mais pessoas.
É importante, no entanto, que o conteúdo seja postado como novo. Para isso, o ideal é que a primeira versão seja colocada como rascunho ou excluída. Além disso, é recomendável que se faça alterações no título e nas tags.
Mais importante do que um gigantesco número de seguidores é que eles interajam com o seu perfil. Quanto mais engajamento ocorrer, mais o algoritmo que controla o Instagram vai mostrar suas publicações para seguidores e não seguidores diretos.
E cada forma de interação tem um peso diferente para o algoritmo. A interação mais valorizada pela ferramenta é o “Salvar” seguida, respectivamente, pelo “Compartilhar”, “Comentar” e “Curtir”. Uma dica especial para nutricionistas é compartilhar receitas no Feed, pois tendem a gerar muitos salvamentos e compartilhamentos.
Outras formas de incentivar o engajamento:
- Faça perguntas e enquetes nos Stories;
- Não poste e saia correndo. A interação nos primeiros 20 minutos da postagem é essencial para que o algoritmo determine o alcance da publicação;
- Quando comentarem, procure ir além do curtir. Responda, pois isso conta como um novo comentário;
- Curta e comente postagens interessantes da sua timeline. Crie relacionamentos;
- Experimente sempre as novas ferramentas lançadas pelo Instagram. Elas atingem um maior número de pessoas que os formatos já conhecidos.
Periodicidade e perseverança
Periodicidade e perseverança
Essa série de dicas que demos até agora pouco irá ajudar se não houver periodicidade nas atividades do perfil no Instagram. Quando há intervalos, o algoritmo reduz a exposição das postagens aos seguidores, sendo necessário reconquistar essa relevância. Confira algumas dicas para manter a consistência nas publicações:
- Foque no propósito do seu perfil;
- Reserve horário na agenda para produzir os conteúdos;
- Tome notas de ideias de publicações;
- Estabeleça metas.
E, quando houver uma semana “daquelas”, sem tempo para criar um conteúdo novo, fique à vontade para compartilhar com seu público o material que divulgamos em nossas redes e por e-mail. Nossa experiência diz que as pessoas adoram receitas, ficar por dentro dos produtos que você usa e conhecer as tendências e os lançamentos do mercado de nutrição e saúde!
Dessa maneira, esperamos também te ajudar a manter a regularidade com conteúdo de qualidade, impulsionando um crescimento orgânico e constante da base de seguidores. Afinal, sucesso é o que desejamos sempre nesta jornada.
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