LACTOBACILLUS
ACIDOPHILUS L-92

Eficácia clínica em alergias e dermatite atópica.

O que é

Lactobacillus acidophilus L-92 é uma estirpe específica de cepa inativada pelo calor, com ação antialérgica comprovada em estudos. Sua eficácia clínica e sua segurança são relatadas em literatura para diferentes grupos e faixas etárias, inclusive crianças.

O benefício observado de L-92 em pacientes com doenças alérgicas ou dermatite atópica pode ser explicado pelas ações de substâncias biogênicas que afetam positivamente o sistema imunológico através do trato gastrointestinal.

O termo ‘biogênico’ foi definido e sugerido como uma categoria de alimentos funcionais e se refere a substâncias fisiologicamente ativas que modulam diretamente as funções dos organismos após a administração oral.

Principais ações e diferenciais

Estirpe específica
de cepa inativada pelo
calor, com ação
antialérgica comprovada
em estudos.

Reduz os sintomas
alérgicos

em rinites e alergias
respiratórias, dermatites
atópica e de contato.

Ação
imunomodulatória:

equilibra respostas Th1 e
Th2.

Possui estabilidade
para manipulação

em diferentes formas
farmacêuticas, como
gomas, sachês, cápsulas
e soluções.

Segurança
comprovada

para diferentes idades,
inclusive crianças.

Como o L-92 atua no organismo?

Os sintomas de alergia estão relacionados ao desequilíbrio da resposta imune, em especial com a predominância da resposta imune Th2 – com aumento na produção de interleucinas 4, 5, 6, 10 e 13, e anticorpos IgE e IgG4, envolvidos com a imunidade humoral e alergias.

Os estudos com Lactobacillus acidophilus L-92 observaram sua capacidade de aumentar as células T reguladoras (Treg) – que participam da modulação das respostas imune TH1 e TH2 – e de reduzir o excesso de células Th2, auxiliando a restaurar o equilíbrio do sistema imune.

Comprovou-se que o L-92 é capaz de reduzir os níveis de IgE circulantes, anticorpos envolvidos no desencadear das respostas alérgicas.

Pela promoção do equilíbrio entre a resposta Th1 e Th2 e modulação das células envolvidas nos quadros de alergia, o L-92 é capaz de aliviar sintomas alérgicos e reduzir a necessidade de tratamentos medicamentosos para pacientes em quadros de alergias – há resultados positivos publicados em pacientes com rinites alérgicas, alergias ao pólen, dermatites atópica e de contato.

Veja o que dizem os estudos científicos

Equilíbrio das respostas Th1 e Th2 e marcadores de
alergias

Em um dos estudos, uma equipe de pesquisadores japoneses voltados às ações dos lactobacillus, comparou a atividade de diferentes cepas desse gênero sobre os níveis de IgE, em modelo animal.

Dentre as cepas estudadas, o grupo que recebeu Lactobacillus acidophilus L-92 teve uma redução nos índices de IgE circulantes mais significativa, indicando seu potencial na prevenção das respostas alérgicas.

Um segundo estudo, com indução de produção de IgE, observou que a administração de
L-92 reduziu a produção de IgE e de citocinas relacionadas à resposta Th2 (IFN-γ, IL-4, IL-10), e aumentou a produção de TGF- β, que ativa as células T reguladoras (Treg). Esse estudo demonstrou a capacidade reguladora das respostas imune Th1 e Th2 do Lactobacillus acidophilus L-92.

Rinites alérgicas e alergias respiratórias sazonais

Em um estudo randomizado, placebo-controlado com 49 pacientes com rinite alérgica, os indivíduos receberam por 8 semanas leite fermentado com Lactobacillus acidophilus L-92 ou placebo, e avaliaram os seus sintomas alérgicos por esse período.

Os marcadores sanguíneos de respostas alérgicas também foram dosados. Ao final do experimento, os pacientes que utilizaram o Lactobacillus acidophilus L-92 relataram melhora significativa nos sintomas nasais, oculares e inchaço, apesar de não terem sido observadas diferenças significativas nos parâmetros sanguíneos.

Pacientes com alergias respiratórias sazonais, como ao pólen, também podem se beneficiar desse ativo. Um estudo conduzido durante a estação de polinização do cedro, no Japão, buscou observar os efeitos do Lactobacillus acidophilus L-92 nos sintomas que surgem nos indivíduos alérgicos nesse período.

Os pesquisadores concluíram que o uso de Lactobacillus acidophilus L-92 é capaz de reduzir os sintomas respiratórios e oculares em pacientes com alergia ao pólen, reduzindo a necessidade de uso de medicamentos antialérgicos.

Ação antialérgica em dermatites

Para avaliar os efeitos do L-92 em pacientes com dermatites atópicas, um estudo placebo controlado foi realizado a fim de investigar a progressão dos sintomas e os níveis de marcadores de alergias. O estudo foi conduzido utilizando 20mg ao dia de L-92 por 8 semanas.

Os resultados obtidos observaram a redução das lesões de pele causadas pela dermatite, e das citocinas relacionadas à predominância da resposta imune Th2.

Auxiliar em alergias infantis

Resultados semelhantes ao estudo acima também foram observados em crianças. Uma equipe conduziu dois estudos em indivíduos com idades entre 1 e 15 anos, visando compreender os efeitos do L-92 no tratamento de dermatites atópicas nesse grupo, um deles utilizando cepas de L-92 inativas na dose de 100mg.

Os pacientes tratados relataram significativa redução dos sintomas e menor uso de medicamentos convencionais, menor dependência de tratamentos com corticosteróides, sem efeitos adversos relatados. Ao final dos estudos, concluiu-se que o L-92 potencializa o controle dos sintomas de dermatites atópicas, inclusive em crianças, sendo uma interessante alternativa para complementar o tratamento medicamentoso tradicional.

Lactobacillus acidophilus L-92 comprovou ser seguro e eficaz também em estudos com crianças na 1ª infância. Uma pesquisa foi conduzida utilizando o L-92 em crianças entre 10 meses e 3 anos, que já faziam tratamentos tradicionais para dermatites atópicas e estavam em suspeitas de alergias alimentares. O ensaio observou melhora dos sintomas alérgicos nessas crianças, potencializando os efeitos dos tratamentos tradicionais e sem efeitos adversos.

Dosagem recomendada

20mg a 100mg ao dia, podendo ser usado sozinho ou em associações com outros ativos

Sugestão de tempo de tratamento:

Pelo menos 8 semanas. Pode ser utilizado por crianças (estudos foram feitos com crianças acima de 10 meses) e adultos.

Lactobacillus acidophilus L92 é prescrito na unidade mg e não UFC, pois as cepas se encontram em seu estado inativado. Sua ação é atribuída principalmente a respostas imunomoduladoras e não pelo crescimento de Unidades Formadoras de Colônias.

AS FORMAS FARMACÊUTICAS FAZEM PARTE DA PERSONALIZAÇÃO DO TRATAMENTO. Conheça todas as opções da Essentia Pharma.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Fórmula L-92 para Alergias

Fórmula com estirpe específica de cepa inativada pelo calor, com ação antialérgica e segurança relatada em literatura para diferentes grupos e faixas etárias, inclusive crianças acima de 10 meses.

  • Lactobacillus acidophilus L-92 20mg

Formas farmacêuticas possíveis:

Sachês, gomas, chocolate, solução oral e cápsulas.

Sugestão posológica:

Ingerir 1 dose ao dia.

Gomas para Dermatite Atópica

Fórmula com ativos de ação imunomoduladora que atuam na redução de sintomas da dermatite atópica.

  • Lactobacillus acidophilus L-92 20mg
  • Betaglucana 200mg

Formas farmacêuticas possíveis:

Goma com adoçante natural e aroma natural de frutas, sachês, gomas, chocolate, solução oral e cápsulas.

Sugestão posológica:

Ingerir 1 dose ao dia.

Fórmula Multicepas para Alergia com Lactobacillus L-92

Composição de cepas que auxiliam como imunomoduladoras, reduzindo as respostas alérgicas e a permeabilidade intestinal.

  • Lactobacillus acidophilus L-92 20mg
  • Lactobacillus bulgaricus 1 blh UFC
  • Lactobacillus casei 1 blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1 blh UFC
  • Lactobacillus paracasei 1 blh UFC

Formas farmacêuticas possíveis:

Sachês e cápsulas.

Sugestão posológica:

Tomar 1 dose, 1 vez ao dia.

Composto para Alergias com L-92

Composto de substâncias que agem sinergicamente na redução ou prevenção dos sintomas relacionados a processos alérgicos respiratórios e dermatites.

  • Lactobacillus acidophilus L-92 20mg
  • Quercetina (lipofílica) 250mg
  • Rosmarinus (extrato seco) 200mg
  • Spirulina 500mg

Formas farmacêuticas possíveis:

Cápsulas.

Sugestão posológica:

Tomar 1 a 2 doses ao dia.