Melhora da Flacidez
alternativas que auxiliam na saúde da pele
Protocolos injetáveis
Tratamentos complementares
Acesso rápido
Protocolos injetáveis para melhora da flacidez
Protocolo endovenoso para flacidez
Protocolo intramuscular para flacidez
Protocolo intradérmico para flacidez
Protocolo intradérmico para Flacidez Facial
Protocolo intradérmico para Flacidez Corporal I e II
Conheça mais sobre os ativos
Tratamentos complementares
Referências
Processo fisiológico da pele
Com o passar do tempo, começamos a observar algumas mudanças no nosso corpo. O processo natural de envelhecimento, combinado a fatores externos, tem influência sobre a derme, o que se reflete no aspecto e na saúde da pele.
A diminuição de componentes da matriz extracelular (MEC) é resultado de diversos fatores, como a ativação de metaloproteinases de matriz (MMPs), responsável pela redução da quantidade de rede de fibras de colágeno e elastina, além da diminuição de fibroblastos. Por consequência desse processo, a pele apresenta mudanças significativas na sua função e estrutura dérmica, tornando-se mais fina, sem elasticidade e hidratação.
Enquanto a elasticidade e a resistência à tração são atribuições das fibras de colágeno, o ácido hialurônico fornece turgor e umidade à pele. Quando ocorre a flacidez na pele significa que as fibras de colágeno tornam-se mais rígidas, além da redução do número de fibras elásticas e outros componentes do tecido.
Protocolos injetáveis para melhora da flacidez
Selecionamos algumas sugestões de protocolos endovenosos, intramusculares e intradérmicos, que agem sobre o aumento da formação de fibroblastos e componentes da matriz extracelular, como as fibras de colágeno, elastinas e proteoglicanas, incluindo ativos antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres na pele.
Conheça a seguir o mecanismo de ação de cada um dos produtos selecionados, além de alternativas de formulações tópicas e orais complementares aos tratamentos injetáveis.
PROTOCOLOS INJETÁVEIS
PARA MELHORA DA FLACIDEZ
Protocolo ENDOVENOSO para flacidez
Protocolo endovenoso composto por aminoácidos e vitaminas com ação antioxidante essenciais para o corpo. Contém ativos que agem auxiliando na elasticidade e hidratação da pele, especialmente na produção de colágeno e elastina.
1 ampola Inositol 100mg + L-Taurina 100mg/2mL
1 ampola L-Ornitina 300mg/2mL
1 ampola Ácido Lipoico 10mg/2mL
1 ampola L-Arginina 1g/2mL
1 ampola Vitamina C (Ácido Ascórbico) 400mg/2mL
1 ampola L-Prolina 500mg/2mL
Sugestão uso: diluir 1 ampola de cada produto em 250mL de SF 0,9% e aplicar pela via endovenosa com gotejamento inicial lento (45-60min/bolsa), avaliando individualmente cada paciente.
Protocolo INTRAMUSCULAR para flacidez
Protocolo intramuscular contém associações de ativos que contribuem para o aumento do colágeno e auxiliam no rejuvenescimento da pele, através da regeneração e reorganização das fibras de colágeno e elastina.
1 ampola DMAE 3%/2mL
1 ampola Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg/2mL
1 ampola L-Arginina 1g + Lidocaína 20mg/2mL
1 ampola Vitamina C (Ácido Ascórbico) 400mg/2mL
1 ampola Condroitina Sulfato 100mg/2mL
Sugestão uso: aspirar o conteúdo das ampolas e aplicar lentamente metade do volume (cerca de 5mL) em cada músculo ventroglúteo.
Protocolo INTRADÉRMICO para flacidez
O protocolo intradérmico para flacidez possui ativos que atuam na firmeza da pele, promovem renovação das fibras de colágeno e elastina, reestruturando a sustentação e o mecanismo de regeneração.
1 Ampola DMAE 3%/2mL
1 Ampola Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg/2mL
1 Ampola TGFB3 1% + EGF 1% + IDP-2 1%/2mL
1 Ampola Lidocaína 2%/1mL
Sugestão uso: aplicar por via Intradérmica (ID) ou por retroinjeção, uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Protocolo intradérmico para FLACIDEZ FACIAL
Atua em sinergia para promover a reorganização das fibras colágenas e elásticas na região da face, melhorando o aspecto da pele e aumentando o turgor, além de possuir ativos que atuam como antioxidante para prevenir a ação dos radicais livres.
1 Ampola Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg/2mL
1 Ampola Ácido Lipoico 10mg/2mL
1 Ampola DMAE 3%/2mL
1 Ampola Melatonina 3mg/2mL
1 Ampola Lidocaína 2%/1mL
Sugestão uso: aplicar por via Intradérmica (ID) ou por retroinjeção, uma por semana ou a cada 15 dias.
Protocolo intradérmico para FLACIDEZ CORPORAL I e II
Os protocolos para flacidez corporal I e II possuem ativos que atuam em sinergia no aumento da produção de colágeno e elastina, melhorando a reestruturação da epiderme e diminuindo a perda de água transepidérmica. Possuem efeito lifting através de ativos com ação tensora e ação antioxidante que protege a pele contra o estresse oxidativo.
Protocolo intradérmico para FLACIDEZ CORPORAL I – COM ÁCIDO LIPÓLICO
1 Ampola Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg/2mL
1 Ampola Ácido Lipoico 10mg/2mL
1 Ampola DMAE 3%/2mL
1 Ampola Lidocaína 2%/1mL
Sugestão uso: aplicar por via Intradérmica (ID) ou por retroinjeção, uma vez por semana ou a cada 15 dias. Pode ser intercalado com o protocolo para flacidez corporal II.
Protocolo intradérmico para FLACIDEZ CORPORAL II – COM VITAMINA C
1 Ampola Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg/2mL
1 Ampola DMAE 3%/2mL
1 Ampola Vitamina C (Ácido Ascórbico) 400mg/2mL
1 Ampola Vitamina B5 40mg/2mL
1 Ampola Lidocaína 2%/1mL
Sugestão uso: aplicar por via Intradérmica (ID) ou por retroinjeção, uma vez por semana ou a cada 15 dias. Pode ser intercalado com o protocolo para flacidez corporal I.
DMAE
Com capacidade de aumentar a produção de acetilcolina na derme, o DMAE possui ação tensora na pele, que chamamos de efeito lifting. Dessa forma, apresenta efeito positivo no combate da flacidez, proporcionando um rosto mais firme e diminuindo o aspecto desidratado, com excelentes resultados na diminuição das rugas
Trissilinol – Silício Orgânico
Dentre as diversas funções que o silício desempenha no nosso organismo, ele favorece a regeneração e reorganização das fibras de colágeno e elastina. Em conjunto com o aumento da enzima hialurano sintetase, é responsável pela síntese do ácido hialurônico. Dessa maneira, contribuindo para tratamentos de rejuvenescimento, hidratação, firmeza e textura da pele.
Fator de Crescimento Transformador – TGFB3
Pertencente a família TGFB e mediado pelos queratinócitos, fibroblastos e macrófagos, o fator de crescimento transformador TGFB3 é uma isoforma que atua no processo de cicatrização recrutando células inflamatórias e fibroblastos, aumentando a migração de queratinócitos e exercendo o processo de reepitelização. Isso é, estimula a síntese da matriz celular e de proteoglicanos. Por consequência, resulta na produção de fibronectina e colágeno através dos fibroblastos, aumentando o conteúdo de proteínas incorporadas na matriz celular.
Fator de crescimento insulínico – IGF
O IGF é amplamente distribuído em diversos tecidos, incluindo a pele. Algumas células oriundas do estrato granuloso, derme, células diferenciadoras do folículo piloso e células epiteliais das glândulas sebáceas expressam o fator de crescimento insulínico.
Além de estimular a formação de células, como os fibroblastos (responsáveis por sintetizar fibras de colágeno), a elastina e outros compostos da matriz celular, ele atua de forma sinérgica com outros fatores e aumenta a regeneração da epiderme e da derme. Sendo capaz também de diminuir as metaloproteinases, enzimas que podem degradar o colágeno e a elastina.
IDP-2
Considerado uma fração concentrada do fator de crescimento insulínico, IDP-2 é um peptídeo que aumenta o crescimento e desenvolvimento dos queratinócitos e os níveis de fibroblastos. Com isso, melhora a produção de colágeno, e reduz as rugas e a perda da elasticidade na pele.
Ácido Lipoico
Com propriedades antioxidantes, o ácido lipoico é utilizado não apenas como suplemento nutricional, mas também na área dermatológica. Ele inibe processos inflamatórios e sua presença na pele fornece ação antioxidante, protegendo contra o estresse oxidativo da radiação ultravioleta, sendo capaz também de potencializar os efeitos antioxidantes de outras vitaminas, como o ácido ascórbico.
Melatonina
A melatonina possui uma variedade de atividades antioxidantes, que incluem a atenuação da peroxidação lipídica, efeitos antiapoptóticos, e a proteção dos queratinócitos e fibroblastos dérmicos contra os efeitos deletérios dos raios ultravioleta. Parte da melatonina endógena do corpo é produzida na pele, por isso sua atuação é auxiliar a barreira epidérmica através do estímulo do crescimento das células, como a proliferação de fibroblastos.
Vitamina C
A vitamina C é reconhecida por seu potencial antioxidante e sua função no metabolismo do tecido conjuntivo, principalmente durante a formação de colágeno. Ela atua como um cofator para duas enzimas que são essenciais na biossíntese do colágeno: lisil-hidroxilase e prolil-hidroxilase.
Além de agir nesse processo, ela também evita que o ferro sofra oxidação, protegendo as enzimas contra a autoinativação. Nesse caso, a síntese da estrutura colágena se forma por meio de uma perfeita atividade das enzimas lisil e prolil-hidroxilases.
Com a capacidade de estimular a proliferação celular, a vitamina C contribui com a multiplicação dos fibroblastos dérmicos e a síntese do colágeno I e III na pele, mostrando-se benéfica nos tratamentos para flacidez e rejuvenescimento.
Vitamina B5 (D-Pantenol)
A vitamina B5 (D-pantenol) é muito importante para a melhora da hidratação, pois reduz a perda de água transepidérmica, o que mantém a maciez e a elasticidade da pele. Além disso, ela atua na proliferação dos fibroblastos, o que leva a um aumento da epitelização do tecido, criando uma estrutura epidérmica de alto nível organizacional, assim como facilitando a proliferação de queratinócitos (o tipo celular mais comum da pele) e compondo a maioria da epiderme. Vale ressaltar que o crescimento e a diferenciação dos queratinócitos por meio da síntese de KGF e colágeno tipo IV são essenciais para a função de barreira epidérmica.
L -Prolina
Com excelentes benefícios na integridade da pele, a L-Prolina melhora a textura da pele e acelera a cicatrização de feridas devido a sua ação na síntese de colágeno, onde é convertida em hidroxiprolina e contribui na formação e produção da estrutura colágena, se tornando um componente importante na melhora da integridade da pele.
L-Arginina
A L-arginina é um aminoácido precursor no aumento da deposição de colágeno na derme. Atua normalizando os processos de cicatrização da pele, aumentando, dessa forma, a quantidade de hidroxiprolina e acelerando a síntese de colágeno, o que contribui positivamente para a reparação do tecido.
Condroitina
O sulfato de condroitina é um glicosaminoglicano importante na composição da estrutura da matriz extracelular (MEC) e está envolvido em vários processos biológicos, que incluem a proliferação de queratinócitos e fibroblastos, além da diferenciação e migração. Dessa forma, o sulfato de condroitina está relacionado com a manutenção e regeneração da pele através da síntese de componentes, como os fibroblastos dérmicos para regular a matriz extracelular.
Fator de Crescimento Endotelial – EGF
O EGF possui capacidade de regular os principais fatores de inflamação da pele, inclusive da função de barreira e defesa e na regeneração das células epidérmicas, tornando-se essencial nos processos de cicatrização da pele através da estimulação, proliferação e migração dos queratinócitos. Além disso, o EGF atua na formação de tecido de granulação, aumenta a motilidade dos fibroblastos e, consequentemente, a adesão celular, melhorando o aspecto geral da pele em relação a elasticidade, regeneração cutânea e firmeza.
Inositol
O Inositol possui papel sobre o crescimento das células epiteliais, como os queratinócitos.
Taurina
Encontrada em altas concentrações na pele, a L-Taurina possui um papel importante na manutenção da homeostase da umidade da pele. Inclusive, é capaz de suprimir a formação de rugas diante dos raios UVB, o que está relacionado à regulação do teor de umidade na epiderme, caracterizando seu papel osmorregulador diante do envelhecimento.
L-Ornitina
A L-ornitina é considerada um precursor da L-prolina e L-Glicina, componentes essenciais para a estrutura do colágeno. Dessa forma, a L-ornitina aumenta o processo de cicatrização da pele, promove a regulação efetiva na síntese de colágeno e contribui para a saúde da pele em geral.
Além dos protocolos injetáveis, existem algumas formulações orais e tópicas da linha de produtos manipulados Essentia Pharma de uso home care, assim como nossa linha de produtos Essential Nutrition, que podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.
Seguem abaixo algumas sugestões:
Sérum Reparador com Raffermine®
O sérum reparador contém ingredientes ativos que proporcionam maior firmeza à pele com resultados imediatos e duradouros. Raffermine® é o extrato hidrolisado de membranas da planta Glycine soya (soja) rico em extensina (glicoproteína) e pectina (polissacarídeo), que reduzem a ação das enzimas responsáveis pela quebra das fibras de colágeno e elastina, reestruturando a derme e produzindo o efeito “lifting”. A associação com Aquaporine Active® facilita a difusão das moléculas de água através das membranas, melhorando a hidratação da pele.
- Raffermine® 5%
- Aquaporine Active® 5%
- Sérum reparador qsp 30g
Sugestão posológica: aplicar na face diariamente à noite.
Gel creme tensor de efeito imediato para peles maduras
O gel creme tensor possui uma combinação de ativos que promovem a melhora estética imediata da pele, com resultados benéficos também em longo prazo. A fórmula promove o aumento da capacidade de absorção de água cutânea, estimula a síntese de glicosaminoglicanos e protege o colágeno da sua degradação, melhorando a resistência e elasticidade da pele.
- Raffermine® 3%
- Biossome® DMAE 5%
- Sculptessence® 3%
- Base gel creme qsp 30g
Sugestão posológica: aplicar na face pela manhã antes do filtro solar ou quando necessário.
Rejuvenescedor facial com fatores de crescimento
A associação adequada dos fatores de crescimento traz resultados mais eficazes na regeneração cutânea. A ação reepitelizante do Fator de Crescimento Epidermal estimula a diferenciação de queratinócitos e diminui a pigmentação da pele em decorrência de processo inflamatório. O Fator de Crescimento Fibroblástico é um importante sinalizador para o fibroblasto no estímulo da síntese e maturação de colágeno, pois age de forma sinérgica com o Fator de Crescimento Transformador nesse processo. O Juvenile® aumenta a densidade da estrutura cutânea, estimula a produção das fibras e atenua os efeitos da exposição à radiação UV na pele.
- Fator de Crescimento Epidermal 1%
- Fator de Crescimento Transformador 1%
- Fator de Crescimento Fibroblástico Básico 1%
- Juvenile® 2%
- Base emulsão qsp 30g
Sugestão posológica: aplicar na face diariamente.
Sérum retexturizador intensivo +30
O efeito retexturizador vem da sinergia entre o Elastocell® e o Linefactor™, proporcionando a uniformização do tom da pele e redução de linhas finas de expressão, além da melhora da hidratação, maciez e elasticidade. Com destaque para o Linefactor™ que mimetiza a ação dos GAGs, mantendo os níveis de TGF-2 e estimulando a síntese de colágeno.
- Elastocell® 3%
- Linefactor™ 1%
- Ácido hialurônico 3%
- Creme hidratante qsp 30g
Sugestão posológica: aplicar na face diariamente.
Creme promotor do preenchimento dérmico e longevidade celular +45
O Longevicell® promove a redução da senescência celular, estimula SIRT-1, possui ação antiglicante e protege o colágeno. Enquanto o Kinetin L® é um antioxidante, promotor da síntese de colágeno, anti-inflamatório e clareador. E o Iris Iso® age na manutenção da matrix dérmica através do estímulo do colágeno e ação antiglicante.
- Iris Iso® 3%
- Longevicell® 1%
- Kinetin L® 10%
- Creme hidratante qsp 30g
Sugestão posológica: aplicar na face diariamente.
Shake de colágeno com Padinactive®
O shake contém peptídeos de colágeno (aminoácidos) em associação ao Padinactive® Nutri, que proporciona a remineralização cutânea e estimula a produção de colágeno e glicosaminoglicanos, proporcionando hidratação, elasticidade e nutrição da pele.
- Padinactive® Nutri 200mg
- Peptídeos de colágeno 8g
Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia, após o café da manhã.
Fórmula antioxidante oral para pele
A fórmula combina poderosos antioxidantes que atuam na redução dos sinais de envelhecimento, uma vez que protege as células contra a degradação promovida pelos radicais livres e os efeitos danosos da radiação UV. Ativos como Pinus pinaster são usados no tratamento do melasma e da desintoxicação, enquanto o extrato de bambu é fonte de silício, fundamental para a síntese de colágeno e elastina.
- Vitamina E Total 300mg
- Vitamina C Total 500mg
- Ácido R-alfa-lipoico 25mg
- Cerasomosides 25mg
- Pinus pinaster 50mg
- Licopeno 10mg
- Betacaroteno 5mg
- Green tea (95% polifenóis) 250mg
- Bamboo dry extract (75% silício orgânico) 150mg
Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.
Fórmula antioxidante oral Plus para pele
O antioxidante oral plus proporciona efeitos protetores contra o fotoenvelhecimento devido à adição do Bio Arct® e coenzima Q10 aos antioxidantes. A fórmula é indicada para tratamentos pré e pós-peeling, ou após procedimentos estéticos.
- Bio Arct® 50mg
- Coenzima Q10 (lipofílica) 50mg
- Vitamina E Total 150mg
- Vitamina C Total 500mg
- Ácido alfa-lipoico 25mg
- Pinus pinaster 50mg
- Licopeno 10mg
- Betacaroteno 5mg
- Green tea (95% polifenóis) 150mg
- Bamboo dry extract (75% silício orgânico) 150mg
Sugestão posológica: tomar 1 dose, 1 a 2 vezes ao dia.
Fórmula Skin Plus
A fórmula Skin plus associa as propriedades de melhoria do fluxo sanguíneo e os efeitos anti-inflamatórios do Bio Arct®, com as propriedades antioxidantes do Pinus pinaster e antiglicantes do Glycoxil®, atuando na prevenção e tratamento coadjuvante de diversas desordens metabólicas e enfermidades associadas ao envelhecimento sistêmico, mediadas pela formação dos AGE’s e do estresse oxidativo.
- Padinactive® Nutri 100mg
- Glycoxil® 100mg
- Pinus pinaster 100mg
Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia. Associar 1 dose de Collagen Skin Essential uma
vez ao dia.
Complexo para fortalecimento da pele
Complexo de nutrientes que agem na estrutura da pele através dos efeitos antioxidantes e otimizadores da síntese de elastina e colágeno.
- Exsynutriment® 100mg
- F. C. Oral® 50mg
- Glisodin® 40mg
- Padinactive® Nutri 100mg
- Glycoxil® 25mg
Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.
Fórmula Remineralizante Global
A fórmula Remineralizante Global fornece os elementos fundamentais para a reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo, promovendo o desenvolvimento saudável da pele, do cabelo e das unhas.
- Exsynutriment® 100mg
- Cálcio (quelado) 200mg
- Magnésio (quelado) 100mg
- Zinco (Albion®) 30mg
- Cobre (Albion®) 0,3mg
- Boro (Albion®) 1mg
- Selênio (metionina) 100mg
- Manganês (Albion®) 1mg
Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia
SUGESTÕES DE PRODUTOS
ESSENTIAL NUTRITION
Collagen Skin
Vegan Pro-Collagen
Vitalift
Super Omega-3 TG
Vit C
CoQ10
Albaugh VL, Mukherjee K, Barbul A. Proline Precursors and Collagen Synthesis: Biochemical Challenges of Nutrient Supplementation and Wound Healing. J Nutr. 2017;147(11):2011-2017. doi:10.3945/jn.117.256404
BACH, Thi Mai Hoa; TAKAGI, Hiroshi. Properties, metabolisms, and applica tions of l-proline analogues. Applied Microbiology And Biotechnology, [S.L.], v. 97, n. 15, p. 6623-6634, 19 jun. 2013. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s00253-013-5022-7.
Barrientos, S., Stojadinovic, O., Golinko, M. S., Brem, H., & Tomic-Canic, M. (2008). PERSPECTIVE ARTICLE: Growth factors and cytokines in wound healing. Wound Repair and Regeneration, 16(5), 585–601. doi:10.1111/j.1524-475x.2008.00410.x
BORKOW, Gadi. Using Copper to Improve the Well-Being of the Skin. Current Chemical Biology, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 89-102, 6 abr. 2015. Bentham Science Publishers Ltd.
http://dx.doi.org/10.2174/2212796809666150227223857.
Chicharro-Alcántara, D.; Rubio-Zaragoza, M.; Damiá-Giménez, E.; Carrillo-Poveda, J.M.; Cuervo-Serrato, B.; Peláez-Gorrea, P.; Sopena-Juncosa, J.J. Platelet Rich Plasma: New Insights for Cutaneous Wound Healing Management. J. Funct. Biomater. 2018, 9, 10.
https://doi.org/10.3390/jfb9010010
CRISAN, Diana; ROMAN, Iulia; SCHARFFETTER-KOCHANEK, Karin; CRISAN, Maria; BADEA, Radu. The role of vitamin C in pushing back the boundaries of skin aging: an ultrasonographic approach. Clinical, Cosmetic And Investigational Dermatology, [S.L.], p. 463, set. 2015. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.2147/ccid.s84903.
Feliciani, C., Gupta, A. K., & Saucier, D. N. (1996). Keratinocytes and Cytokine/Growth Factors. Critical Reviews in Oral Biology & Medicine, 7(4), 300–318. doi:10.1177/10454411960070040101
Fitzpatrick, R. E., & Rostan, E. F. (2003). Reversal of photodamage with topical growth factors: a pilot study. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 5(1), 25–34. doi:10.1080/14764170310000817
GAD, Mohamed Z.. Anti-aging effects of l-arginine. Journal Of Advanced Research, [S.L.], v. 1, n. 3, p. 169-177, jul. 2010. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jare.2010.05.001.
GOMES, Cátia; SILVA, Ana Catarina; MARQUES, Ana Camila; LOBO, José Sousa; AMARAL, Maria Helena. Biotechnology Applied to Cosmetics and Aesthetic Medicines. Cosmetics, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 33, 11 maio 2020. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/cosmetics7020033.
GORDON, Philip R.; MAWHINNEY, Thomas P.; GILCHREST, Barbara A.. Inositol is a required nutrient for keratinocyte growth. Journal Of Cellular Physiology, [S.L.], v. 135, n. 3, p. 416-424, jun. 1988. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/jcp.1041350308.
HARADA, Daiki; NAGAMACHI, Satsuki; ASO, Kenta; IKEDA, Kazuki; TAKAHASHI, Yoshihiro; FURUSE, Mitsuhiro. Oral administration of l-ornithine increases the content of both collagen constituting amino acids and polyamines in mouse skin. Biochemical And Biophysical Research Communications, [S.L.], v. 512, n. 4, p. 712-715, maio 2019. Elsevier BV.
HEISE, R.; SKAZIK, C.; MARQUARDT, Y.; CZAJA, K.; SEBASTIAN, K.; KURSCHAT, P.; GAN, L.; DENECKE, B.; EKANAYAKE-BOHLIG, S.; WILHELM, K.-P.. Dexpanthenol Modulates Gene Expression in Skin Wound Healing in vivo. Skin Pharmacology And Physiology, [S.L.], v. 25, n. 5, p. 241-248, 2012. S. Karger AG. http://dx.doi.org/10.1159/000341144.
HUMBERT, Philippe G.; HAFTEK, Marek; CREIDI, Pierre; LAPIÈRE, Charles; NUSGENS, Betty; RICHARD, Alain; SCHMITT, Daniel; ROUGIER, André; ZAHOUANI, Hassan. Topical ascorbic acid on photoaged skin. Clinical, topographical and ultrastructural evaluation: double-blind study vs. placebo. Experimental Dermatology, [S.L.], v. 12, n. 3, p. 237-244, jun. 2003. Wiley.
http://dx.doi.org/10.1034/j.1600-0625.2003.00008.x.
KARNA, Ewa; SZOKA, Lukasz; HUYNH, Thi Yen Ly; PALKA, Jerzy A.. Proline-dependent regulation of collagen metabolism. Cellular And Molecular Life Sciences, [S.L.], v. 77, n. 10, p. 1911-1918, 18 nov. 2019. Springer Science and Business Media LLC.
http://dx.doi.org/10.1007/s00018-019-03363-3.
LIU, Su; CHEN, Zhenyu; CAI, Xia; SUN, Ying; ZHAO, Cailing; LIU, Fangjun; LIU, Dalie. Effects of Dimethylaminoethanol and Compound Amino Acid on D-Galactose Induced Skin Aging Model of Rat. The Scientific World Journal, [S.L.], v. 2014, p. 1-7, 2014. Hindawi Limited.
http://dx.doi.org/10.1155/2014/507351.
MIN, D.; PARK, S.; KIM, H.; LEE, S. H.; AHN, Y.; JUNG, W.; KIM, H.‐J.; CHO, Y. W.. Potential anti‐ageing effect of chondroitin sulphate through skin regeneration. International Journal Of Cosmetic Science, [S.L.], v. 42, n. 5, p. 520-527, 20 ago. 2020. Wiley.
http://dx.doi.org/10.1111/ics.12645.
MODENA, Débora Ap O. Shock wave therapy associated with radio frequency in the treatment of abdominal skin flaccidity. Journal Of Dermatology & Cosmetology, [S.L.], v. 3, n. 3, p. 69-73, 13 maio 2019. MedCrave Group, LLC. http://dx.doi.org/10.15406/jdc.2019.03.00116.
MONARETTI, Gabriela Laguna; COSTA, Maria Clara Fonseca; ROCHA, Lenaldo Branco; CINTRA, Mariana Molinar Mauad; CUNHA, Marco Túlio Rodrigues da; PINHEIRO, Nanci Mendes; NOITES, Andreia; MENDONÇA, Adriana Clemente. Effect of capacitive radiofrequency on the dermis of the abdominal region. Lasers In Medical Science, [S.L.], v. 37, n. 1, p. 619-625, 16 abr. 2021. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s10103-021-03311-3.
PERRICONE, N. Topical 5% alpha lipoic acid cream in the treatment of cutaneous rhytids. Aesthetic Surgery Journal, [S.L.], v. 20, n. 3, p. 218-222, maio 2000. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1016/s1090-820x(00)70020-3.
POLONINI, H. C.; FERREIRA, A. O.; BRANDÃO, M. A. F.; RAPOSO, N. R. B..Topical monomethylsilanetriol can deliver silicon to the viable skin. International Journal Of Cosmetic Science, [S.L.], v. 41, n. 4, p. 405-409, ago. 2019. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/ics.12552.
RUSANOVA, Iryna; MARTÍNEZ-RUIZ, Laura; FLORIDO, Javier; RODRÍGUEZ-SANTANA, César; GUERRA-LIBRERO, Ana; ACUÑA-CASTROVIEJO, Darío; ESCAMES, Germaine. Protective Effects of Melatonin on the Skin: future perspectives. International Journal Of Molecular Sciences, [S.L.], v. 20, n. 19, p. 4948, 8 out. 2019. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/ijms20194948.
Seiichi Matsugo, Toshinori Bito & Tetsuya Konishi (2011) Photochemical stability of lipoic acid and its impact on skin ageing, Free Radical Research, 45:8, 918-924, DOI: 10.3109/10715762.2011.587420
SLOMINSKI, Andrzej; TOBIN, Desmond J.; ZMIJEWSKI, Michal A.; WORTSMAN, Jacobo; PAUS, Ralf. Melatonin in the skin: synthesis, metabolism and functions. Trends In Endocrinology & Metabolism, [S.L.], v. 19, n. 1, p. 17-24, jan. 2008. Elsevier BV.
http://dx.doi.org/10.1016/j.tem.2007.10.007.
Su, H., Hickford, J. G, Palmer, B. R, & Bickerstaffe, R. (1999). Fator de crescimento semelhante à insulina 1 e crescimento do cabelo. Dermatology Online Journal , 5 (2).
http://dx.doi.org/10.5070/D32v79r893
Svolacchia, Fabiano & Student, & Svolacchia, Lorenzo. (2017). ORGANIC SILICIUM IN AESTHETIC MEDICINE: A REVIEW OF LETTERATURE AND META-ANALYSIS. 10.13140/RG.2.2.10042.29125.
Tanaka A, Nagate T, Matsuda H. Acceleration of wound healing by gelatin film dressings with epidermal growth factor. J Vet Med Sci. 2005 Sep;67(9):909-13. doi: 10.1292/jvms.67.909. PMID: 16210803
Todorović, V., Pesko, P., Micev, M., Bjelović, M., Budec, M., Mićić, M., Ilić-Stojanović, O. (2008). Insulin-like growth factor-I in wound healing of rat skin. Regulatory Peptides, 150(1-3), 7–13. doi:10.1016/j.regpep.2008.05.006
YOSHIMURA, Tomohisa; MANABE, Chika; INOKUCHI, Yuki; MUTOU, Chikako; NAGAHAMA, Tohru; MURAKAMI, Shigeru. Protective effect of taurine on UVB-induced skin aging in hairless mice. Biomedicine & Pharmacotherapy, [S.L.], v. 141, p. 111898, set. 2021. Elsevier BV.
http://dx.doi.org/10.1016/j.biopha.2021.111898.
Ótimos protocolos. Vai ser tudo na prática clínica.
O que precisar ficamos a sua disposição Dra! ♥
OBRIGADA! ACHEI EXCELENTE OS PROTOCOLOS
Ficamos felizes que você tenha gostado Dra ♥