Mindfulness: tenha atenção plena no dia a dia
A ciência atual vem descobrindo cada vez mais os benefícios da meditação. São várias as formas de praticá-la. Entre elas se destaca a técnica de mindfulness, ou Atenção Plena.
A meditação da Atenção Plena vem se desenvolvendo ao longo de mais de 2500 anos. Suas raízes são encontradas na filosofia oriental, mas ela tem crescido rapidamente no mundo ocidental.
As ideias centrais dos programas de Atenção Plena são encontradas nos primeiros ensinamentos budistas e baseiam-se na compreensão de que todos os seres humanos experimentam o próprio mundo de certas maneiras.
O que é mindfulness?
Ter atenção plena é algo que fazemos naturalmente na infância. Se observarmos as crianças explorando seu mundo, percebemos que elas são curiosas, estão totalmente absortas no momento presente, ocupadas com suas atividades e brincando em suas explorações.
As experiências são novas, fascinantes e ricas em possibilidades. É esse tipo de atenção que a prática do mindfulness pretende reacender.
Quando estamos plenamente atentos, percebemos os detalhes de nossas experiências tal como são agora, sem julgá-las ou tentar mudá-las imediatamente.
O resultado pode ser uma forma de responder com habilidade às tendências habituais e viver a vida mais plenamente, com maior facilidade.
Quais são os objetivos do mindfulness?
O foco do mindfulness é ter concentração de forma genuína nas atividades do dia a dia. Podemos citar como alguns dos principais objetivos:
Quais são os benefícios da Atenção Plena?
O foco do mindfulness é ter concentração de forma genuína nas atividades do dia a dia. Podemos citar como alguns dos principais objetivos:
conexão: pode ajudar a sentir uma ligação maior conosco e com nossas experiências;
perspectiva: pode auxiliar a enxergar as situações com maior clareza e a ver o quadro completo, que inclui o que vai bem e o que vai mal;
autoconhecimento: auxilia no aprendizado sobre nosso padrões, hábitos e a nos familiarizarmos com nossas experiências;
escolha: podemos ter mais opções de escolhas de onde focar a atenção e aprender com as informações percebidas. E, a partir disso, responder aos fatos com sabedoria, ao invés de reagirmos como de hábito.
Como prestar atenção de forma plena?
Somos constantemente incentivados a ser multitarefas e desenvolvemos a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Nossa atenção fica tão dividida que só obtemos vislumbres de cada uma das atividades diárias – grande parte delas acontece por pura força do hábito.
É verdade que a capacidade da mente de estar com o “piloto automático” ligado é essencial, pois ela nos permite lidar com todos os tipos de informações que nos chegam e administrar tarefas complexas e rotineiras.
O estado de Atenção Plena pode nos permitir decidir onde concentrar a atenção, despertando-nos para detalhes da experiência que estamos vivendo. Ainda, podemos operar no piloto automático, mas também somos capazes de mudar a marcha mental quando desejarmos.
A proposta é: imagine uma carruagem sendo guiada por alguns cavalos. Ao invés de deixarmos os cavalos no controle dessa carruagem, podemos aprender a tomar as rédeas da situação para guiá-la sempre que necessário, passando a ter um interesse cordial por nossas experiências, a desenvolver a capacidade de cuidar de nós mesmos e a responder nossas circunstâncias de forma gentil e sábia.
Cuidar de nós mesmos pode até parecer fácil, mas, com a rotina do dia a dia, nem sempre isso é tão simples. Dedicar um tempo para exercitar a atenção plena pode ser uma forma de começar com esse cuidado.
Podemos praticar mindfulness em qualquer atividade da nossa rotina. Desenvolver um ritual de atenção plena no consumo de alimentos, por exemplo, é estar consciente e atento às experiências vividas. Ainda, ingredientes nutritivos e que proporcionam sensações de bem-estar são importantes para ter equilíbrio entre corpo e mente.
Falando nisso, você conhece o Golden Lift? É uma bebida inspirada em uma receita difundida na medicina ayurvédica atrelada ao conceito comfort food e mindfulness.
Comentários