Saúde intestinal.
A influência do intestino na nossa saúde.

A íntima relação entre o intestino e a saúde

A saúde integral de nosso organismo está intimamente ligada à saúde intestinal. Nosso intestino é colonizado por bilhões de bactérias que ajudam a digerir e absorver os alimentos, estimulam o sistema imune e, junto com a camada epitelial intestinal, formam uma barreira protetora. Essa barreira funciona como uma proteção tanto contra micro-organismos causadores de doenças quanto contra substâncias potencialmente causadoras de alergias e intolerâncias alimentares.

A síndrome do intestino permeável – leaky gut

A nossa flora intestinal pode ser alterada por alguns fatores, como a alimentação, medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos, estresse e poluentes ambientais. É a chamada disbiose, capaz de desencadear a permeabilidade da barreira intestinal.

O aumento da permeabilidade intestinal, condição clínica que pode ser chamada de síndrome do intestino permeável ou “leaky gut”, implica a ativação do sistema imune, o que pode gerar alergias, autoimunidade e intolerâncias alimentares que resultarão em uma série de patologias (vide imagem abaixo). Isso ocorre pois a junção das células intestinais fica prejudicada, o que permite a passagem de alérgenos, imunocomplexos ou micro-organismos para a corrente sanguínea.

Causas e consequências da permeabilidade intestinal

Intestino, nosso segundo cérebro

A disbiose e a permeabilidade do intestino também têm sido associadas a doenças neurológicas e psiquiátricas.

Em um intestino que apresenta disbiose, bactérias patogênicas geram toxinas que podem atravessar a barreira intestinal e chegar ao cérebro. Estas toxinas estão relacionadas à progressão de distúrbios psiquiátricos e neurológicos, como autismo, ansiedade, depressão, estresse e até mesmo Alzheimer e Parkinson.

Benefícios de um intestino saudável

Como restaurar a saúde intestinal

Active Kefir

Todos os benefícios das principais cepas do kefir disponíveis em forma de pó.

Com as sete principais cepas de bactérias encontradas no kefir, em forma de pó, Active Kefir tem ação no reforço do sistema imune; melhora o processo de digestão; reduz a constipação e diarreia e aumenta a biodisponibilidade de nutrientes. É um pool de Lactobacillus acidophilus LA1063, Bifidobacterium longum subsp.longum BL986, Lactobacillus paracasei subsp. paracasei LPC12, Lactobacillus rhamnosus LRH10, Lactobacillus fermentum LF26, Streptococcus thermophilus ST30, Lactobacillus helveticus LH43.

Sugestão posológica:

uma a 30 BLH UFC ao dia.
Não precisa refrigeração.

Curcumin Micro-SR

Curcumina biodisponível: antioxidante e anti-inflamatório.

Estudos científicos indicam que a curcumina é um anti-inflamatório que atua a nível intestinal, demonstrando uma significativa redução na atividade de doenças inflamatórias intestinais e modulação imune. Seu efeito pode ser potencializado se associado com Boswellia e Ginger.

Sugestão posológica:

25mg a 250mg ao dia (corresponde a 250mg e 2500mg do extrato de Curcumina).

Perilla Frutescens

Para o tratamento da síndrome do intestino irritável.

Perilla frutescens é uma planta da família da menta, rica em polifenóis, com potencial anti-inflamatório. Estudos demonstraram seu benefício em doenças inflamatórias intestinais, espasmos intestinais e em alergias alimentares. Além disso, promove uma melhora em sintomas de depressão e ansiedade, frequentemente associados à síndrome do intestino irritável.

Sugestão posológica:

200mg a 400mg ao dia.

Resveratrol Micro-SR

Resveratrol biodisponível: atua na regulação da microbiota intestinal.

Estudos recentes demonstraram que o resveratrol induz alterações na microbiota intestinal, aumentando a população de bactérias benéficas no intestino. Esta alteração afeta as vias envolvidas na regulação e metabolismo energético levando a uma redução da gordura, peso corporal e parâmetros insulínicos.

Sugestão posológica:

20mg a 80mg ao dia
(corresponde a 50mg e 200mg de Resveratrol).

Ginger Extract

Para o tratamento da Doença de Crohn
e síndrome do intestino irritável.

Estudos sugerem que o gengibre pode agir como um coadjuvante no tratamento da Doença de Crohn e na colite ulcerativa devido à capacidade de inibir a produção de leucotrienos B4. Apresenta efeito anti-inflamatório intestinal e tem uma ação sinérgica com Boswellin e Curcumina.

Sugestão posológica:

200mg a 500mg, até 3 vezes ao dia.

Andrographis Paniculata

Anti-inflamatório natural para o tratamento
da retocolite ulcerativa.

Estudos conduzidos com Andrographis paniculata em portadores de retocolite ulcerativa leve a moderada observaram uma maior resposta clínica e maior cura da mucosa intestinal que o grupo-placebo após 8 semanas.

Sugestão posológica:

300mg a 600mg, 3 vezes ao dia.

XOS (Xilooligossacarídeos)

Prebiótico para grávidas, bebês e crianças.

XOS são fibras prebióticas presentes naturalmente em frutos e vegetais. Quando ingeridas, são metabolizadas por bifidobactérias. Nesse processo, são produzidos ácidos graxos de cadeia curta, o que promove a colonização de bactérias benéficas e inibição das patogênicas no trato gastrointestinal.

Sugestão posológica:

500mg a 4g ao dia.

Enzimas digestivas

Importantes para digestão e redução de subprodutos com potencial alergênico.

As enzimas digestivas são essenciais para a digestão de nutrientes, convertendo compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis pelas células da mucosa gastrointestinal. As principais enzimas digestivas são: protease, amilase, lipase, lactase e pancreatina. Outra enzima importante é a DPP4 (presente no Zymelift Essential Nutrition), com ação proteolítica sobre a caseína e o glúten, reduzindo a formação de subprodutos com potencial alergênico, como a casomorfina e as gluteomorfinas.

Sugestão posológica:

tomar 1 ou 2 sachês de Zymelift Essential Nutrition ao dia, junto das principais refeições.

Boswellin PS

Utilizado no tratamento de doenças inflamatórias intestinais.

Estudos demonstram que seu uso reduz a inflamação intestinal e a progressão de doenças intestinais como colites ulcerativas e doença de Crohn, quando comparado ao fármaco já bem-conceituado sulfazalazina.

Sugestão posológica:

200mg a 500mg, até 3 vezes ao dia.

Fibregum

Fibra FODMAP friendly.

Fibra prebiótica, purificada a partir da goma acácia. Atua estimulando o crescimento das bactérias benéficas do cólon e reduzindo a concentração de glicose no sangue. Tem uma excelente tolerância digestiva devido à sua fermentação lenta pela microflora intestinal, o que evita o desconforto abdominal.

Sugestão posológica:

2g a 10g ao dia.

Zinco Carnosina

Atua na reparação da mucosa intestinal.

O zinco carnosina é um complexo constituído por zinco e L-carnosina que inibe o crescimento e a resposta inflamatória no intestino e auxilia a restaurar a mucosa, aumentando a adesão entre os enterócitos. Estudos indicam que o zinco carnosina tem efetividade na redução da permeabilidade intestinal causada pelo uso de anti-inflamatórios.

Sugestão posológica:

150mg ao dia em jejum.

Fitoterápico Digestivo Essentia

Tintura fitoterápica com ativos benéficos ao trato gastrointestinal.

O Fitoterápico Digestivo Essentia é um medicamento composto por tinturas de Cynara scolumys, Baccharis genistelloides, Taraxacum officinale, Chelidonium majus e Peamus boldus que melhoram a digestão dos nutrientes e sua absorção. É indicado para má digestão, intolerância a alimentos gordurosos, náuseas, dor de cabeça, flatulência e constipação.

Sugestão posológica:

tomar de 20 a 100 gotas diluídas em água, duas a 4 vezes ao dia ou conforme a necessidade.

Oregano oil

Promove o controle da disbiose fúngica de forma natural.

O óleo de orégano estimula a digestão, além de aliviar gases e eliminar parasitas intestinais devido à sua atividade antimicrobiana. O óleo de orégano tem demonstrado atividade inibidora do crescimento de patógenos intestinais, incluindo Candida albicans.

Sugestão posológica:

200mg a 400mg ao dia.

Beef Protein

Fonte de aminoácidos para reparação da mucosa intestinal.

Beef Protein é a proteína 100% hidrolisada da carne bovina altamente purificada na forma de peptídeos. É fonte de aminoácidos que dão suporte à reparação da mucosa e redução da permeabilidade intestinal.

Sugestão posológica:

10g a 30g ao dia. Pode ser prescrita como Beef Protein Essential Nutrition (32g por dose), ou na manipulação com a dose desejada.

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, no termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Prebiótico - Fodmap Friendly

Fórmula ideal para pacientes em dietas com baixos teores de FODMAP, não causando distensão abdominal, gases e desconforto.

  • Fibregum 2g

Sugestão posológica:
Misturar uma dose em 1 copo d’água ou suco. Tomar imediatamente após o preparo, pela manhã em jejum. Aliar a uma dieta com baixos teores de FODMAP (sigla em inglês que significa oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis).

Fórmula Leaky Gut Repair

Fórmula com probióticos, zinco carnosina e glutamina, que restauram a flora, aumentando a adesão entre os enterócitos e reduzindo a permeabilidade intestinal.

  • Lactobacillus bulgaricus 0,5 blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1 blh UFC
  • Lactobacillus delbrueckii 0,5 blh UFC
  • Bifidobacterium brevis 1 blh UFC
  • Bifidobacterium lactis 1 blh UFC
  • Bifidobacterium longum 1 blh UFC
  • Glutamina 500mg
  • Zinco carnosina 150mg

Sugestão posológica:
Tomar uma dose ao dia, pela manhã, em jejum.

Fórmula para Síndrome do Intestino Irritável

Associação de probióticos e fitoterápicos que restauram a microbiota, reduzem sintomas de ansiedade e espasmos intestinais.

  • Lactobacillus paracasei 1 blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1 blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1 blh UFC
  • Lactobacillus reuteri 1 blh UFC
  • Ginger (5% gingerols) 500mg
  • Perilla frutescens 300mg

Sugestão posológica:
Tomar uma dose ao dia.

Lactobacillus para gestantes e lactantes

A suplementação com lactobacillus na gestação reduz a incidência de cólicas e alergias no recém-nascido. É indicada a suplementação no último trimestre e durante amamentação inicial. Caso o parto seja cesáreo, indica-se dar para o recém-nascido.

  • Lactobacillus acidophilus 1 blh UFC
  • Lactobacillus bulgaricus 1 blh UFC
  • Lactobacillus casei 1 blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1 blh UFC
  • Lactobacillus paracasei 1 blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1 blh UFC
  • Bifidobacterium brevis 1 blh UFC
  • Bifidobacterium infantis 1 blh UFC
  • Bifidobacterium lactis 1 blh UFC
  • Bifidobacterium longum 1 blh UFC
  • Bifidobacterium animalis 1 blh UFC

Sugestão posológica:
Tomar uma dose ao dia. No pré-parto, recomenda-se dobrar a dose.

Lactobacillus Baby

Fórmula benéfica à microbiota intestinal dos bebês, auxiliando na redução de cólicas e desconforto.

  • Lactobacillus acidophilus 500mlh
  • Bifidobacterium bifidum 500mlh
  • Lactobacillus reuteris 100mlh

Sugestão posológica:
Adicionar o conteúdo do sachê no leite (mamadeira), uma vez ao dia ou conforme orientação. Tomar imediatamente após o preparo.

Simbiótico com Active Kefir

Associação de prebiótico e probiótico que restabelece o equilíbrio da microbiota.

  • Active Kefir 5blh
  • XOS 1g

Sugestão posológica:
Tomar uma dose ao dia pela manhã.

Fórmula Fitoterápica auxiliar na doença de Crohn e Retocolite

A seguir, temos fitoterápicos anti-inflamatórios que reduzem a progressão da doença.

  • Ginger (5% gingerols) 200mg
  • Boswellin PS200mg
  • Andrographis paniculata 200mg
  • Curcumin Micro-SR 50mg

Sugestão posológica:
Tomar uma dose, de uma a duas vezes ao dia.

Fórmula de apoio ao Tratamento da Depressão

Restabelece a flora e permeabilidade intestinal, que desempenham um papel importante na comunicação bidirecional entre o intestino e o cérebro, secreção de neurotransmissores e regulação de citocinas potencialmente tóxicas às funções cerebrais.

  • Lactobacillus helveticus 1 blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus GG 1 blh UFC
  • Bifidobacterium longum 1 blh UFC
  • Perilla frutescens 200mg

Sugestão posológica:
Uma a duas doses ao dia.

Regulação da Microbiota e Emagrecimento

Associação de probióticos e resveratrol, que agem regulando a população de bactérias da microbiota.

  • Lactobacillus gasseri 1 blh UFC
  • Bifidobacterium lactis 1 blh UFC
  • Bifidobacterium longum 1 blh UFC
  • Bifidobacterium animalis 1 blh UFC
  • Resveratrol Micro-SR 40mg

Sugestão posológica:
Tomar uma dose ao dia.

Biofilme Intestinal

Fórmula potencializada para remoção do biofilme e ação antimicrobiana.

  • Berberina 200mg
  • NAC 300mg
  • Curcumin Micro SR 50mg

Sugestão posológica:
Tomar uma dose, duas vezes ao dia. Associar a Oregano Oil Liquid Capsules (duas doses ao dia).

Pool de Enzimas Digestivas

Pool de enzimas que auxilia processo digestivo e absorção de nutrientes.

  • Protease 60mg
  • Alfa-amilase 40mg
  • Lipase 30mg
  • Pepsina 50mg
  • Bromelina Bromelina

Sugestão posológica:
Tomar uma dose após as duas principais refeições do dia.