Tratamentos para infecção urinária naturais e sem antibióticos
As Infecções do Trato Urinário (ITUs) afetam mundialmente mais de 150 milhões de pessoas. Dados apontam que aproximadamente 40% das mulheres e 12% dos homens experimentam pelo menos uma ITU sintomática durante a vida. Entre as mulheres, cerca de 25% sofrem de ITU recorrente.
Os tratamentos para infecção urinária, geralmente, são realizados com antibióticos. Porém, existem opções de suplementos que auxiliam neste processo.
Tratamentos para infecção urinária sem suplementação
A bactéria Escherichiacoli (E.coli) é o agente causal de 80 a 85% de ITUs agudas e não complicadas. Ela se adere às células do epitélio urinário através das fímbrias (“braços”) e produz danos nos tecidos.
O tratamento convencional é feito com antibióticos, o que gera aumento da resistência bacteriana e pode causar ITUs recorrentes e destruição da microflora benéfica.
Alternativas naturais para tratar infecção urinária
A E.coli contém dois tipos de receptores: fímbrias tipo I que aderem à D-Manose e fímbrias tipo II que se aderem aos PACs do Cranberry.
Cranberry
Fornece uma classe de flavonóides com potente ação antimicrobiótica: as Proantocianidinas Tipo A (PCAs) e D Manose
Ligam-se às fímbrias tipo II (resistentes a D-Manose) das bacterias
Evitam que as bactérias “agarrem” no revestimento celular do trato urinário e facilitam a eliminação.
D-Manose
Gliconutriente (carboidrato) compatível com as fímbrias tipo I das bactérias
Quando as bactérias são expostas
a uma grande quantidade de D Manose livre na bexiga, se ligam a estas ao invés da D Manose das células do epitélio urinário
Evita a aderência, consequentemente o início da infecção.
Suplementar com produtos compostos de Cranberry e D-Manose é uma opção que auxilia na realização de tratamentos para infecção urinária de forma natural.
Estudos sobre cranberry e d-manose na prevenção e tratamento de itus
Uma pesquisa comparou o uso de antibiótico (100 mg trimetoprina) e suplemento diário de extrato de Cranberry (500mg). As evidências mostraram que as substâncias são igualmente eficazes na prevenção de ITUs.
Ainda, o cranberry não apontou nenhum efeito colateral apresentado pelos antibióticos. Também, um grupo de 308 mulheres com histórico de infecção urinária recorrente foi dividido e apresentou os seguintes resultados:
Atuação dos probióticos nas infecções urinárias
Os probióticos, como os Lactobacillus, também têm seu papel para restaurar o equilíbrio da flora intestinal após tratamentos com antibióticos ou desequilíbrios imunológicos, além de se mostrarem benéficos para a flora vaginal, sendo usados na prevenção e auxílio no tratamento de vaginoses bacterianas.
Um dos produtos que contempla na composição substâncias naturais que auxiliam em tratamentos para infecção urinária é o Cranberry Lift. Sua fórmula traz a combinação do Cranberry Americano, fonte de proantocianidinas tipo A (PACs-A), com a D-manose.
Comentários